Boletim de Medicina Veterinária   Boletim de Medicina Veterinária
Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar  
 BMV Capa > About the Journal > Submissões Open Journal Systems 

Submissões Online
Diretrizes para o autor
Aviso de Copyright
Declaração de privacidade

Submissões Online
Já possui um nome de usuário/ senha para a Boletim de Medicina Veterinária?
Acesso
Deseja cadastrar um nome de usuário/senha?
Cadastro
 
Cadastro e acesso são necessários para submeter itens online e verificar o status de submissões atuais.


Diretrizes para o autor
Normas para apresentação de Artigos

Informações Gerais

O Suplemento Científico da Revista Boletim de Medicina Veterinária (BMV) tem como objetivo principal a publicação de artigos de investigação científica, de revisão e de relatos de caso, que contribuam para o desenvolvimento da ciência nas áreas de Medicina Veterinária e de Zootecnia. Os artigos, cujos conteúdos serão de inteira responsabilidade dos autores, devem ser originais e serão submetidos à apreciação do editor e/ou do Conselho Editorial da Revista BMV, bem como de assessores ad hoc de reconhecido saber na especialidade. A publicação do artigo dependerá da sua apresentação dentro das Normas Editoriais e de pareceres favoráveis. Os pareceres terão caráter sigiloso e imparcial. A periodicidade da publicação será semestral.

Normas Editoriais
Os textos de revisão, de relatos de caso e dos artigos científicos devem ser de primeira submissão, escritos segundo as normas ortográficas oficiais da língua portuguesa e com abreviaturas consagradas, exceto o Abstract e Keywords, que serão apresentados em inglês. Assim como uma versão do título.

ARTIGOS DE REVISÃO
Os artigos de revisão devem ser estruturados para conter Título, Resumo, Abstract, Palavras-chave, Keywords, Considerações finais, Referências Bibliográficas e Agradecimentos (quando houver). A divisão e subtítulos do texto principal ficarão a cargo do(s) autor(es).

RELATOS DE CASO
Os relatos de caso devem ser estruturados para conter Título, Resumo, Abstract, Palavras-chave, Keywords, Introdução, Relato do caso, Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas e Agradecimentos (quando houver).

ARTIGOS CIENTÍFICOS
Os artigos científicos deverão conter dados conclusivos de uma pesquisa em andamento e/ou concluída e conter Resumo, Abstract, Palavras-chave, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão(ões), Referências Bibliográficas e, quando houver, Agradecimentos, Tabela(s), Quadro(s) e Figura(s). A critério do(s) autor(es), os itens Resultados e Discussão poderão ser apresentados como uma única seção. Quando a pesquisa envolver a utilização de animais, os princípios éticos de experimentação animal preconizados pelo Conselho Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea) e aqueles contidos no Decreto nº 24.645, de 10 de julho de 1934, e na Lei nº 6.638, de 8 de maio de 1979, devem ser observados. Também deve ser observado o disposto na Resolução CFMV nº 879, de fevereiro de 2008, ou naquela que a substituir.

APRESENTAÇÃO
Os manuscritos encaminhados deverão estar digitados com o uso do editor de textos Microsoft Word for Windows (versão 6.0 ou superior), no formato A4 (21,0 x 29,7), com espaço simples, em uma só face do papel, com margens laterais de 3,0cm e margens superior e inferior de 2,5cm, na fonte Times New Roman de 16 cpi para o título, 12 cpi para o texto e 9 cpi para rodapé e informações de tabelas, quadros e figuras. As páginas e as linhas de cada página devem ser numeradas. O artigo completo deverá ter no máximo 12 páginas.

TÍTULO
O título do artigo, com 15 palavras no máximo, deverá ser escrito em negrito e centralizado na página, sem utilizar abreviaturas. A versão na língua inglesa deverá anteceder o Abstract.

AUTORES
Citar respectivos registros em conselhos de classe à excessão de alunos de graduação.

RESUMO E ABSTRACT
O Resumo e sua tradução para o inglês, o Abstract, não podem ultrapassar 250 palavras, com informações que permitam a adequada caracterização do artigo como um todo. No caso de artigos científicos, o Resumo deve informar o objetivo, a metodologia aplicada, os resultados principais e as conclusões.

PALAVRAS-CHAVE E KEYWORDS
No máximo cinco palavras serão representadas em seguida ao Resumo e Abstract. As palavras serão escolhidas do texto e não necessariamente do título.

TEXTO PRINCIPAL
Deverá ser apresentado em espaço simples, fonte Times New Roman 12. Poderão ser utilizadas abreviaturas consagradas pelo Sistema Métrico Internacional, por exemplo, kg, g, cm, ml, EM etc. Quando for o caso, abreviaturas não usuais serão apresentadas como nota de rodapé. Exemplo, GH = hormônio do crescimento. As citações bibliográficas do texto devem ser pelo sobrenome do(s) autor(es) seguido do ano. Quando houver mais de dois autores, somente o sobrenome do primeiro será citado, seguido da expressão et al. Exemplos: Rodrigues (1999), (RODRIGUES, 1999), Silva e Santos (2000), (SILVA e SANTOS, 2000), Gonçalves et al. (1998), (GONÇALVES et al., 1998).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A lista de referências bibliográficas será apresentada em ordem alfabética por sobrenome de autores, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Inicia-se a referência com o último sobrenome do(s) autor(es) seguido da(s) letra(s) inicial(is) do(s) prenome(s), exceto nos nomes de origem espanhola ou de dupla entrada, os quais devem ser registrados pelos dois últimos sobrenomes. Todos os autores devem ser citados.

Obras anônimas têm sua entrada pelo título do artigo ou pela entidade responsável por sua publicação. A referência deve ser alinhada pela esquerda e a segunda linha iniciada abaixo do primeiro caractere da primeira linha. Os títulos de periódicos da referência podem ser abreviados, segundo a notação do BIOSES *BIOSIS. Serial sources for the BIOSIS previews database. Philadelphia, 1996, 486p.

Abaixo são apresentados alguns exemplos de referências bibliográficas.

ARTIGO DE PERIÓDICO
EUCLIDES FILHO, K.; V.P.B.; FIGUEIREDO, M.P. Avaliação de animais nelore e seus mestiços com charolês, fleckvieh e chianina, em três dietas 1. Ganho de peso e conversão alimentar. Revista Brasileira de Zootecnia, v.26, n.1, p.66-72, 1997.

LIVROS
MACARI, M.; FURLAN, R.L.; GONZALES, E. Fisiologia aviária aplicada a frangos de corte. Jaboticabal: Funep, 1994. 296p.

CAPÍTULOS DE LIVRO
WEEKES, T.E.C Insulin and growyh. In: BUTTERY, P.J.; LINDSAY, D.B.; HAYNES, N.B. (ed). Control and manipulation of animal growth. Londres: Butterworths, 1986. p.187-206.

TESES (DOUTORADO) OU DISSERTAÇÕES (MESTRADO)
MARTINEZ, F. Ação de desinfetantes sobre salmonella na presença de matéria orgânica. Jaboticabal, 1998. 53p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Universidade Estadual Paulista.

ARTIGOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS, REUNIÕES E SEMINÁRIOS
RAHAL, S.S.; W.H.; TEIXEIRA, E.M.S. Uso de fluoresceina na identificação dos vasos linfáticos superficiais das glândulas mamárias em cadelas. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 23 Recife, 1994. Anais... Recife, SPEMVE, 1994. p.19.

TABELAS, QUADROS E ILUSTRAÇÕES
As tabelas, quadros e ilustrações (gráficos, fotografias, desenhos etc.) podem ser apresentados no corpo do artigo. Uma em cada página. Serão numerados consecutivamente com números arábicos. A tabela deve ter sua estrutura construída segundo as normas de Apresentação Tabular do Conselho Nacional de Estatística (Rev. Bras. Est. v. 24, p.42-60, 1963).

FOTOGRAFIAS
As fotografias deverão estar em boa resolução (nítida, colorido sem saturação, sem estouro de luz ou sombras excessivas), com resolução mínima de 300 dpi, com a foto em tamanho grande (centímetros), formato TIF e as cores em CMYK. Se possível, também devem ser enviadas em arquivos separados (JPEG).

AVALIAÇÕES/REVISÕES
Os artigos sofrerão as seguintes avaliações/revisões antes da publicação:
1) avaliação inicial pelo editor;
2) revisão técnica por consultor ad hoc;
3) avaliação do editor e/ou Comitê Editorial.









Diretrizes para submissão (Todos os itens obrigatórios)

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.

Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos.

O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as submições: Diretrizes do autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. A seção da revista é revisada pelos pares, a identificação do autor foi removida, e "autor" e "ano" foram usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invéz de nomes de autores, títulos, etc. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.



Aviso de Copyright
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.


Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.





Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar

Boletim de Medicina Veterinária - ISSN: 1808-9658