. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CENTRO REGIONAL UNIVERSITÁRIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL – UNIPINHAL NO ANO DE 2015 – PONTO DE VISTA DOS DISCENTES. Open Journal Systems, Brazil, 40.1, 11 06 2019. Available at: <http://ferramentas.unipinhal.edu.br/ecossistema/viewarticle.php?id=160>. Date accessed: 19 04 2025.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CENTRO REGIONAL UNIVERSITÁRIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL – UNIPINHAL NO ANO DE 2015 – PONTO DE VISTA DOS DISCENTES
Abstract
O processo de Avaliação Institucional do UNIPINHAL teve início em 2000, quando foi instaurada a primeira Comissão de Avaliação Institucional (CAI). De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14/04/2004, a antiga CAI passou a ser denominada Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por coordenação e participação de outros integrantes da IES e da sociedade civil organizada. Para cumprir os objetivos propostos no projeto de autoavaliação, a CPA estabeleceu a sistemática de sensibilização da comunidade acadêmica, levantamento de dados, elaboração e aplicação dos instrumentos para a coleta de informações, divulgação de resultados à comunidade acadêmica e à sociedade. Os resultados do processo de avaliação realizado em 2015 mostraram, de maneira geral, as condições do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UNIPINHAL, na visão dos alunos, professores e coordenadores de curso em relação à infraestrutura e ao ensino aprendizagem. Neste trabalho, estão apresentados apenas os resultados inerentes às respostas dos alunos. Na visão discente, as notas atribuídas pelos alunos na avaliação de ensino-aprendizagem foram superiores ao padrão estabelecido, mostrando contentamento do corpo discente em relação aos professores. Em relação à infraestrutura, as médias foram mais baixas em relação às médias para ensino-aprendizagem. Esses resultados foram bastante semelhantes aos obtidos na última avaliação realizada. A partir destes resultados, a CPA elaborou novo Plano de Ação que vem sendo executado para atender as fragilidades apontadas, principalmente em relação à infraestrutura.
Palavras-chave: Avaliação. Resultados. Infraestrutura. Ensino-aprendizagem.
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