. EFEITO DO NITROGÊNIO E DO Bacillus thuringiensis SOBRE HELICOVERPA ARMIGERA NA CULTURA DA SOJA. Open Journal Systems, Brazil, 40.1, 11 06 2019. Available at: <http://ferramentas.unipinhal.edu.br/ecossistema/viewarticle.php?id=162>. Date accessed: 19 04 2025.

EFEITO DO NITROGÊNIO E DO Bacillus thuringiensis SOBRE HELICOVERPA ARMIGERA NA CULTURA DA SOJA

Abstract

A cultura da soja está sempre vulnerável ao ataque de insetos e susceptível a doenças desde a germinação até a colheita. Assim que ocorre o estádio vegetativo, muitos insetos e entre eles a importante e conhecida lagarta armigera (Helicoverpa armigera) danificam a cultura. O objetivo desse trabalho foi verificar o efeito de adubação nitrogenada e de Bacillus thuringiensis sobre ela na cultura da soja. O ensaio foi instalado em casa de vegetação e laboratório de Criação de Insetos, com soja convencional, no dia 08/04/2015. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 5 repetições. Os tratamentos foram os seguintes: A) Testemunha; B) NPK; C) PK+Bradyrhizobium; D) Bradyrhizobium; E) NPK+Dipel; F) PK+Dipel; G) PK+Dipel+Bradyrhizobium; H) Dipel + Bradyrhizobium. Foram utilizados 100g/ 50kg de sementes de Masterfix SOJA (B.elkanii e B. japonicum). O Dipel (B. thuringiensis) foi aplicado na dosagem de 0,4L/ha-1. A parcela era formada por 2 plantas por vaso, na casa de vegetação e no laboratório por três tubos de ensaio com uma lagarta em cada tubo no dia 08/06. As avaliações foram realizadas em 09/06 e 11/06 para folhas atacadas, em 10/06 para comprimento e peso de lagartas e 15 a 17/06 para comprimento e peso de pupa. Para folhas atacadas foram dadas notas de 0 a 5. Pelos resultados obtidos, nas condições do ensaio, pode-se concluir que: a) em relação às folhas atacadas, com 13 dias, os tratamentos A (testemunha), B (NPK),C (NPK+Bradyrhizobium) e D (Bradyrhizobium) foram estatisticamente diferentes dos tratamentos E (NPK+Dipel), F (PK+Dipel), G (PK+Dipel+Bradyrhizobium) e H (Dipel+Bradyrhizobium), estes com uma eficiência acima de 80% de controle; b) a lagarta teve um maior crescimento e peso nos tratamentos B (NPK) e C (NPK+Bradyrhizobium), e o menor em G (PK+Dipel+Bradyrhizobium); c) o peso de pupa foi menor em H (Dipel+ Bradyrhizobium) e maior em B (NPK) e C (NPK+Bradyrhizobium); d) a adubação com NPK (B) proporcionou um melhor desenvolvimento para a lagarta. Palavras-chave: Adubação. Controle. Nodulação.

Full Text: PDF




Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

Original article at: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/ecossistema/viewarticle.php?id=162