CALAFIORI, Maria HelenaBUCK, GustavoMORGAN, Bruna; PARADELA, André. INDICES BIOLÓGICOS E CLASSIFICAÇÃO DO VERISMO®, QUANTO À TOXICIDADE A Beauveria bassiana (BALS) VUILL, EM LABORATÓRIO.. Open Journal Systems, Brazil, 41.1, 01 06 2022. Available at: <http://ferramentas.unipinhal.edu.br/ecossistema/viewarticle.php?id=174>. Date accessed: 03 04 2025.

INDICES BIOLÓGICOS E CLASSIFICAÇÃO DO VERISMO®, QUANTO À TOXICIDADE A Beauveria bassiana (BALS) VUILL, EM LABORATÓRIO.

Maria Helena Calafiori,
Gustavo de Souza BUCK,
Bruna Santos MORGAN,
André Luis Paradela,

Abstract

A broca-do-café, Hypothenemus hampei (Coleoptera: Scolytidae) tem se mostrado uma importante praga no cafezal nos últimos anos, sendo de difícil controle e causando prejuízos enormes na rentabilidade das lavouras. Com isso o lançamento de produtos para essa praga se torna inevitável, porém nem todos apresentam seletividade para controles biológicos. Levando em conta esses aspectos, o trabalho tem por objetivo analisar a compatibilidade do produto à base de metaflumizone (Verismo®) com a Beauveria bassiana (Hypocreales: Cordycipitaceae), importante entomopatógeno no controle desse inseto. O trabalho foi realizado no laboratório de Patologia de Inseto do Curso de Engenharia Agronômica “Manoel Carlos Gonçalves” – UniPinhal, em abril de 2018. O produto foi adicionado ao meio de cultura enquanto ainda líquido e vertido para as placas de Petri. Após sua solidificação, o fungo foi repicado através de disco de 8 mm e colocado no centro das placas, que por sua vez continham BDA e BDA + produto. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 6 repetições. Os tratamentos foram: A – Testemunha (BDA); B – BDA + 1000 mg.L-¹ de i.a.; C – BDA + 100 mg.L-¹ de i.a.; D – BDA + 10 mg.L-¹ de i.a.; E – BDA + 1 mg.L-¹ de i.a. As avaliações foram feitas 14 dias após a repicagem, medindo o diâmetro das colônias, número de esporos com o auxílio da câmara de Neubauer e a germinação dos esporos. Foi realizada uma análise de variância para cada fator avaliado e a utilização da fórmula de Índice Biológico: IB=47(CV) +43(ESP) +10(GER) /100 para classificação da toxicidade. Foi possível concluir que, nas condições do ensaio, em altas concentrações, 1000 mg.L-¹ e 100 mg.L-¹, o produto se apresentou tóxico e moderadamente tóxico respectivamente, limitando o crescimento e esporulação, da B. bassiana, enquanto, em menores concentrações (100 mg.L-¹ e 10 mg.L-¹) o produto se mostrou compatível com o fungo, apesar de limitar seu crescimento vegetativo no meio instalado.

Full Text: PDF




Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

Original article at: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/ecossistema/viewarticle.php?id=174