COMPORTAMENTO DE SEMENTES DE FEIJÃO E ALGODÃO TRATADAS E SEMEADAS EM SOLO ARTIFICIALMENTE INFESTADO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE RHIZOCTONIA SOLANI, EM RELAÇÃO AO AGENTE CAUSAL DO TOMBAMENTO DE PLÂNTULAS
A. L. Paradela, CREUPI L. L. Foloni, FEAGRI/UNICAMP
Resumo
O tombamento de plântulas constitui-se em uma doença bastante importante, principalmente na fase inicial das culturas. A doença afeta o colo da planta provocando necrose que evolui para tombamento, dependendo da espécie vegetal cultivada. Com o objetivo de verificar o comportamento e a suscetibilidade de feijoeiro e algodoeiro em relação á esta doença, foi realizado um estudo em casa de vegetação do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – SP – CREUPI. Os tratamentos envolveram semeadura das duas espécies vegetais em solo contaminado artificialmente com diferentes concentrações de Rhizoctonia solani, um dos principais agentes causadores do tombamento de plântulas. Os resultados mostraram que o algodoeiro é mais sensível que o feijoeiro em relação à infecção de R. solani. A medida que aumentou a quantidade de inóculo, aumentou também o número de plântulas tombadas tanto para feijoeiro como para algodoeiro.
The damping-off disease is considered the best important disease of some crops during the initial fase. The disease can affect the plant causing necrosis and damping-off. In order to evaluate the susceptibility of bean and cotton to this disease, a trial was carried out at green house conditions at CREUPI- Espírito Santo do Pinhal – SP. Seeds of bean and cotton were sowed on soil contamined with Rhizoctonia solani mycelium at different concentrations. The results showed that cotton is more sensible than bean plants for damping-off.