Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia   Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia
Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar  
 EAPT Capa > About the Journal > Submissões Open Journal Systems 

Submissões Online
Diretrizes para o autor
Aviso de Copyright
Declaração de privacidade

Submissões Online
Já possui um nome de usuário/ senha para a Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia?
Acesso
Deseja cadastrar um nome de usuário/senha?
Cadastro
 
Cadastro e acesso são necessários para submeter itens online e verificar o status de submissões atuais.


Diretrizes para o autor
INSTRUÇÕES AOS AUTORES

1. Temário da Revista
A presente revista tem por finalidade publicar trabalhos em português, inglês e espanhol, desde que acompanhados de resumo em português, abrangendo temas na área de Engenharia Ambiental, como: Tecnologia Ambiental; Recursos Naturais; Gestão Ambiental; Recuperação de Áreas Degradadas, Ensino de Engenharia Ambiental; e Áreas correlatas.

2. Categoria dos Trabalhos
Artigo: relato de trabalho técnico-científico ou de revisão bibliográfica (artigo convidado), que aborde assuntos relacionados aos temas da revista.
Nota Técnica ou Relato: relato de resultados preliminares de projetos em andamento, de trabalho restrito ou de casos, que abordem assuntos relacionados aos temas da revista.
Resumo de Trabalhos Acadêmicos: resumos de trabalhos desenvolvidos por professores e alunos do curso de Engenharia Ambiental do UniPinhal, como: trabalhos de conclusão de curso (TCC); trabalhos apresentados em simpósios, congressos e encontros técnicos e científicos; dissertações de mestrado e teses de doutorado, que abordem assuntos relacionados aos temas da revista.
Resenha: resenhas de livros técnicos e acadêmicos, que abordem assuntos relacionados aos temas da revista e de interesse para a Engenharia Ambiental.

3. Normas para Publicação de Trabalhos
3.1. Formatação
Os textos devem ser redigidos em 3ª pessoa, de forma clara, concisa e seguir a ortografia vigente. Não realizar separação de sílabas no fim da linha. Utiliza-se fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto para notas de rodapé, que deverão apresentar tamanho 9. A indicação da nota de rodapé deve ser feita no final do nome de cada autor com número sobrescritos, utilizar recurso inserir notas (Microsoft Word), indicando cargo ou função que exerce e instituição/empresa que trabalha. Os títulos em português e inglês deverão estar em letras maiúsculas. O tamanho da folha deverá ser A4, orientação retrato. As páginas deverão ser numeradas com algarismos arábicos, no campo inferior direito, margens superior e inferior de 2,5 cm; e esquerda e direita de 2,5 cm; cabeçalho e rodapé de 1,5 cm. O parágrafo deverá ter recuo esquerdo de 1,0cm; recuo direito de 0,0cm; espaçamento antes e depois de 3pt, espaçamento entre linhas de 1,5. O editor de texto utilizado deverá ser o Word for Windows 2000 ou posterior. As figuras deverão ser enviadas também em separado (através de arquivo suplementar) em formato TIFF (opcionalmente em JPEG, GIF ou BMP) com resolução 150 dpi ou mais, sem serrilhado e de boa qualidade. Evitar linhas muito finas ou espessas, assim como fontes que não permitam uma boa legibilidade após a diagramação.

3.2. Organização dos artigos
3.2.1. Artigo, Nota Científica ou Relato
Para o texto do Artigo e Nota Científica ou Relato sugere-se a seguinte ordem: Título; Autor(es) (incluindo nome da instituição, endereço, indicação e e-mail do autor para correspondência); Resumo (máximo de 250 palavras); Palavras-chave, com unitermos separados por ponto e vírgula (;) (mínimo de 2 e máximo de 5); Título em Inglês; Abstract (máximo de 250 palavras); Keywords (mínimo de 2 e máximo de 5); Introdução (contendo a revisão, justificativas e objetivos); Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões ou Considerações Finais; Agradecimentos (facultativo) e Referências. Os itens Introdução a Referências devem ser numerados, com algarismos romanos. O número máximo de páginas para artigo é de vinte, enquanto para nota científica ou relato é de dez (incluindo todo o trabalho, desde figuras, fotos, ilustrações, referências bibliográficas e anexos).

3.2.2. Resumo de Trabalhos Acadêmicos
Os textos de Resumo de Trabalhos Acadêmicos deverão ser apresentados no seguinte formato: Título; Autor (es); Nota de Rodapé sobre o(s) autor(es); Palavras-chave (mínimo 2 e máximo 5). Número de páginas máximo será de 1 (incluindo todo o resumo). Não apresentar figuras, fotos e ilustrações.

3.2.3. Resenhas
A resenha terá o seguinte formato: Título do livro; Título em inglês (se for o caso); Nome do(s) autor(es) do livro; Edição, Local de Publicação, editora, ano e número de páginas do livro; Nome(s) do(s) autor(es) da resenha; Nota de rodapé sobre autor(es) da resenha (indicação no final do nome de cada autor da resenha com número sobrescritos, indicando cargo ou função que exerce e instituição/empresa que trabalha). Número de páginas máximo: 2 (incluindo toda a resenha).

4. Referências
As citações e as referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT NBR 6.023 e NBR 10.520, mais atualizadas.

4.1. Livros
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 120.

4.2. Capítulo de livros
ANDREOLI, C. V. ; FERREIRA, A. C. ; CHERNICHARO, C. A. Secagem e higienização de lodos com aproveitamento do biogás. In: CASSINI, S.T. (Coord.). Digestão de resíduos sólidos orgânicos e aproveitamento do biogás. Rio de Janeiro: ABES, 2003. Cap. 5, p. 121-161.

4.3. Tese e dissertação
MEDEIROS, G. A. de. Influência do manejo de um latossolo vermelho sobre a eficiência do uso da água e produção do feijoeiro irrigado. 2002.176 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

4.4. Artigos
CARASCHI, J. C. ; LEÃO, A. L. Avaliação das propriedades mecânicas dos plásticos reciclados provenientes de resíduos sólidos urbanos. Acta Scientiarum, Maringá, v. 24, n.6, p.1599 –1602, dez. 2002.

4.5. Trabalho apresentado em eventos (simpósios, congressos, seminários etc.)
TONELLO, P. S. et al. Sequestro de carbono por latossolo vermelho amarelo sob cultura de cana de açúcar em área de cerrado do município de Corumbataí-SP. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, 2., 2003, Itajaí. Anais... Itajaí: UNIVALI, 2003. p. 275.

4.6. Documentos eletrônicos
BARBANTI, N. R. ; PARENTE, K. S. Águas subterrâneas: alternativa para o abastecimento. 2000. Disponível em : < http://www.cepis.ops-oms.org/indexpor.html>.
Acesso em: 4 dez. 2003.

5. Endereço para envio de trabalhos, correspondência e assinatura
Os artigos devem se encaminhados, em CD(s) e duas cópias impressas, aos cuidados do Editor, Prof. Euzebio Beli ou Prof. Rafael H. Gonçaves, no seguinte endereço:
Revista Engenharia Ambiental: pesquisa & tecnologia.
Av. Hélio Vergueiro Leite, n. 01; Caixa Postal 05 – CEP 13.990-000
Espírito Santo do Pinhal – São Paulo – Brasil
Tel (00 55 19) 3651-9643/ 36519600 e-mail: cesea@unipinhal.edu.br

Todos os trabalhos publicados pela presente revista são de responsabilidade dos autores das matérias assinadas.
Os autores que publicam trabalhos na presente revista estão de acordo e autorizam sua publicação.
Os assuntos, dados e conceitos emitidos nesta Revista são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. A eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de utilização por parte da Revista.

Agradecimentos/Acknowledgements
Os Editores agradecem à Mahle Metal Leve S.A. de Mogi Guaçu - SP e a Fundação Pinhalense de Ensino pelo apoio financeiro.
The editors gratefully acknowledge the financial support of Mahle Metal Leve S.A. of Mogi Guaçu, SP, Brazil, and Fundação Pinhalense de Ensino.






Diretrizes para submissão (Todos os itens obrigatórios)

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.

Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) devem estar ativos.

O texto está em espaço 1,5 linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes do autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. A seção da revista é revisada pelos pares, a identificação do autor foi removida, e "autor" e "ano" foram usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invéz de nomes de autores, títulos, etc. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.



Aviso de Copyright
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.


Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.





Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar

Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia.   ISSN: 1809-0664