Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar  
 Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia > Vol. 1, Nº 1 (2004) Open Journal Systems 


Ensaio para a determinação de dosagem tóxica do fungicida tebuconazole (folicur 200 ce) sobre alevinos e juvenis de tilápia (tilapia rendalli) e de pacu (piaractus mesopotamicus)

Gilberto José Hussar, UNIPINHAL
André Luís Paradela, UNIPINHAL
Teles Couto Jonas, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental do CREUPI
Washington Serra, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental do CREUPI
João Paulo Rodrigues Gomes, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental do CREUPI
Mário Rodrigues Peres, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental do CREUPI


Resumo
A qualidade dos aquíferos de superfície e subterrâneos são constantemente ameaçados pelas atividades de origem agrícola, em especial no que se refere ao uso de agrotóxicos, que podem afetar a saúde do homem e dos animais, bem como afetar o meio ambiente. Este trabalho teve como objetivos: a) determinar a dosagem letal do fungicida Folicur (tebuconazole) para alevinos e juvenis de tilápia (Tilapia rendalli) e de pacu (Piaractus mesopotamicus); b) descrever os sintomas e comportamentos observados quando da aplicação do fungicida. O experimento foi realizado no período de março a maio de 2002, no Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (CREUPI), Estado de São Paulo, no laboratório de Aquacultura. As diferentes dosagens foram testadas em 7 tratamentos (diferentes concentrações em ppm do fungicida tebuconazole), com 5 repetições, sendo cada peixe considerado uma repetição. A escolha deste fungicida deu-se em função do seu uso contínuo em lavouras de café, pois trata-se da cultura de maior expressão no município de Espírito Santo do Pinhal, local da realização dos ensaios. Em relação aos resultados, observou-se que, quando se considera a concentração de 3,88 ppm, em alevinos de comprimento médio de 4,3 a 8,5 cm, a espécie Tilapia rendalli apresenta uma resistência maior ao produto, se comparada a alevinos da espécie Piaractus mesopotamicus. Juvenis da espécie Tilapia rendalli, com comprimento entre 15 e 17 cm, em presença de concentração de 3,88 ppm do produto, são resistentes ao mesmo. Os juvenis da espécie Piaractus mesopotamicus apresentam uma sobrevivência de 20% quando expostas a concentração de 3,88 ppm do produto testado. Tanto a espécie Tilapia rendalli, quanto a espécie Piaractus mesopotamicus mostraram-se resistentes quando expostas a concentração de 1,94 ppm do fungicida Tebuconazole.
Palavras-chave: fungicida, peixes, tilápia, pacu, comportamento.


ABSTRACT

Some of the agricultural practices are given water qualitative risks especially by the use of agrochemicals can cause health and environmental damage. This trial had as an objective to determine the influence of tebuconazole doses on the behaviour of Tilapia rendalli and Piaractus mesopotamicus. The trial was carried out at fish laboratory on march, 2002 at Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – CREUPI at São Paulo state, Brazil. The treatments tested were different doses of tebuconazole fungicide, that is very used on coffee crop in order to control plant diseases. The results showed difference among tebuconazole doses on the behavior of Tilapia rendalli and Piaractus mesopotamicus, except at 1,94 ppm concentration when both were resistant.
Key words: fungicide, fishes, Tilapia rendalli, Piaractus mesopotamicus, behaviour.


Texto completo: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar

Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia.   ISSN: 1809-0664