Influência do tratamento térmico com água quente no controle de ceratitis capitata (diptera: tephritidae) e na qualidade dos frutos de sapoti (achras sapota l.)
Antônio Nustenil de Lima, Escola Agrotécnica Federal de Crato Jacinto de Luna Batista, UFPB-CCA Nivânia Pereira da Costa, UFPB-CCA Walter Esfraim Pereira, UFPB-CCA Carlos Henrique de Brito, UFPB Aldeni Barbosa da Silva, UFPB Joao Vilian de Moraes Lima Marinus, UFCG-CEEI Severino Pereira de Sousa Júnior, UFCG
Resumo
Devido aos problemas de pós-colheita causados pela mosca-das-frutas nos frutos de sapoti, objetivou-se avaliar o efeito da água quente como tratamento térmico no controle das fases imaturas da C. capitata e qualidade desse fruto. A pesquisa foi desenvolvida no CCA – Campus II da UFPB, Areia-PB. Foi feita a infestação dos frutos com ovos de C. capitata e efetuado o tratamento utilizando a água quente nas temperaturas de 46 ± 1°C e 50 ± 1°C, nos tempos de exposição de 30, 45, 60, 75 e 90 minutos. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado, com fatorial de 2x5+1 (duas temperaturas, cinco tempos de exposição e uma testemunha) com quatro repetições por tratamento. Para a análise dos resultados usou-se uma regressão logística. Houve efeito significativo no tempo de exposição nas duas temperaturas, sendo que o tratamento com água quente foi eficiente no controle das fases imaturas da mosca-das-frutas atingindo índices de segurança quarentenária e não exerceu influência na qualidade do fruto de sapoti.
Palavras chave: Mosca-das-frutas, temperatura, pós-colheita.