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ESTIMATIVA DOS RESÍDUOS DE ÓLEO LUBRIFICANTES E DE COMPONENTES DE FILTROS LUBRIFICANTES DA FROTA DE VEÍCULOS GOIANA E BRASILEIRA
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Antonio Pasqualetto, PUC Goias e IFG Ricardo Luiz Machado, PUC Goiás Juarez de Morais, Rodando Verde |
Resumo
O setor automotivo é importante no desenvolvimento econômico do país, com geração de empregos e renda na produção, distribuição, manutenção e destinação final. Entretanto, o segmento é responsável pela geração de resíduos de várias naturezas e que por força de leis de proteção ambiental devem ser destinados adequadamente. Neste sentido, investigaram-se materiais contaminados por hidrocarbonetos no setor automotivo, especificamente o óleo residual resultante das trocas de três marcas: Fiat (4422 veículos), Honda (4246 veículos) e Iveco (952 veículos) e os componentes de filtros lubrificantes de 981 veículos destas marcas localizadas no Estado de Goiás entre 2014 e 2015. As variáveis analisadas foram: óleo lubrificante novo utilizado nos veículos e óleo usado residual, o tamanho da frota de veículos nacionais e goiana, quantificação dos resíduos componentes do filtro lubrificante, com estimativas para Brasil e Goiás. Os resultados evidenciaram que o montante de óleo usado e contaminado pela frota veicular é elevado e requer destinação adequada por meio de logística reversa em atendimento à política nacional de resíduos sólidos, dado os riscos que oferece. Os volumes reciclados estão dentro da meta brasileira de 38,9% do óleo comercializado em 2016. Estratégias de novas tecnologias dos componentes veiculares, em especial do filtro de óleo devem ser objeto de pesquisas para mitigar os impactos do setor. Goiás pode e deve contribuir com o Brasil com políticas e parcerias entre sociedade, setor público e empresas viabilizando a logística reversa do OLUC e componentes do filtro de óleo.
Palavras-chave: Filtros lubrificantes; óleo; lubrificante usado e contaminado; sustentabilidade.
ESTIMATE LUBRICANT OIL WASTE AND FILTERS COMPONENTS OF LUBRICANTS IN GOIANA AND BRAZILIAN VEHICLE FLEET
ABSTRACT
The automotive sector is important in the economic development of the country, generating jobs and income in the production, distribution, maintenance and disposal of various products. However, the segment is responsible for the generation of waste of various kinds which under environmental protection laws should be properly disposed. In this sense, this paper investigated materials contaminated by hydrocarbons in the automotive sector, specifically the residual oil resulting from exchanges of three brands: Fiat (4422 vehicles), Honda (4246 vehicles) and Iveco (952 vehicles) and lubricant filters components of 981 vehicles of these brands located in the State of Goiás between 2014 and 2015. The variables analyzed were: new lubricating oil used in vehicles and wasted used oil, the size of the national and local fleet of vehicles, quantification of components of wasted grease filter, with estimates for Brazil and Goiás. The results showed that the amount of used and contaminated oil by the vehicle fleet is high and requires proper disposal through reverse logistics in compliance with the national solid waste policy, given the risks it offers. The recycled volumes are within the Brazilian target of 38.9% of the commercialized oil in 2016. Strategies to envisage new technologies for vehicle components, especially new oil filters that should be the object of research to mitigate the industry's impact. Goiás can and should contribute to Brazil with policies and partnerships between society, public sector and companies enabling the OLUC reverse logistics and oil filter components.
Keywords: Lubricants filters; oil; used and contaminated lubricating; sustainability.
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