Pesquisa em sala de aula no curso de Engenharia Ambiental - CREUPI: uma prática possível
Nirlei Maria Oliveira, UNIPINHAL Gerson Araújo de Medeiros, UNIPINHAL
Resumo
A pesquisa em sala de aula representa uma estratégia que propõe vínculos entre ensino e pesquisa, tornando docentes e discentes parceiros na busca do conhecimento conjugando teoria e prática como aliados no processo educativo. Este artigo relata a experiência da pesquisa em sala de aula nas disciplinas de Introdução à Engenharia Ambiental e Metodologia da Pesquisa do Curso de Engenharia Ambiental do CREUPI. Apresenta o marco conceitual e metodológico obtido na utilização desta estratégia de ensino, relatando o processo de cada disciplina, bem como os resultados advindos desta prática.
Palavras-chave: Engenharia Ambiental, pesquisa em sala de aula, ensino
ABSTRACT
ABSTRACT
Classroom research is a strategy that proposes linking teaching and research, thereby rendering teachers and students partners in the search for knowledge and combining theory and practice as allies in the educational process. This paper reports on classroom research experience in the subjects of Introduction to Environmental Engineering and Research Metodology, which are disciplines taught in CREUPI’s Environmental Engineering course. The conceptual and methological landmark achieved through this educational approach is discussed, analyzing the process involved in each discipline as well as the results derived from this practice.