|
Projeto Água Doce: histórico e evolução
|
Gerson Araújo de Medeiros, UNIPINHAL Gilberto José Hussar, UNIPINHAL André Luis Paradela, UNIPINHAL Rogéria Maria Alves de Almeida, UNIPINHAL Vasco Luiz Altafin, UNIPINHAL Carlos Antonio Centurion Maciel, UNIPINHAL Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, UNIPINHAL Alan Perina Romão, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL Rafael Henrique Gonçalves, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL Lucas Miyamoto, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL Gustavo Prata Honório, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL Lucas Nogues Bruno, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL |
Resumo
O projeto água doce surgiu a partir do diagnóstico ambiental realizado no Ribeirão dos Porcos, em 2001,
por alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental do Centro Regional Universitário de Espírito
Santo do Pinhal, Estado de São Paulo, Brasil. Desde aquela época, já se constatava um quadro de
degradação ambiental na parte urbana do ribeirão, verificada pelas análises físicas, químicas e biológicas
da água, pelo lixo e desmatamento observados nas suas margens. Em 2003, uma nova abordagem foi
adotada, passando-se do diagnóstico para a ação, por meio do envolvimento com a comunidade. O objetivo
do presente trabalho é o de fazer um relato sobre as origens, evolução e estado atual do projeto que tem
assumido uma postura, visando à educação ambiental.
Palavras chave: água, educação ambiental, reflorestamento.
.
ABSTRACT
The Freshwater Project was established based on an environmental diagnosis of the Ribeirão dos Porcos
river in 2001 by undergraduate students and teachers of the Environmental Engineering course of the
Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, state of São Paulo, Brazil. At that time, the
stream’s urban area already displayed environmental degradation, which was evidenced by the garbage
and deforestation along its banks and confirmed by physical, chemical and microbiological analyses of the
quality of its water. In 2003, a new approach was undertaken, shifting the project’s focus from diagnosis to
action through community involvement. The main purpose of this paper is to discuss the origins, evolution
and present status of this project, whose purpose has increasingly included environmental education.
Key words: water, environmental education, reforestation
|
|
|