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 Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia > Vol. 1, Nº 1 (2004) Open Journal Systems 


Projeto Água Doce: histórico e evolução

Gerson Araújo de Medeiros, UNIPINHAL
Gilberto José Hussar, UNIPINHAL
André Luis Paradela, UNIPINHAL
Rogéria Maria Alves de Almeida, UNIPINHAL
Vasco Luiz Altafin, UNIPINHAL
Carlos Antonio Centurion Maciel, UNIPINHAL
Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, UNIPINHAL
Alan Perina Romão, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL
Rafael Henrique Gonçalves, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL
Lucas Miyamoto, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL
Gustavo Prata Honório, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL
Lucas Nogues Bruno, Aluno do Curso de Engenharia Ambiental, UNIPINHAL


Resumo
O projeto água doce surgiu a partir do diagnóstico ambiental realizado no Ribeirão dos Porcos, em 2001, por alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, Estado de São Paulo, Brasil. Desde aquela época, já se constatava um quadro de degradação ambiental na parte urbana do ribeirão, verificada pelas análises físicas, químicas e biológicas da água, pelo lixo e desmatamento observados nas suas margens. Em 2003, uma nova abordagem foi adotada, passando-se do diagnóstico para a ação, por meio do envolvimento com a comunidade. O objetivo do presente trabalho é o de fazer um relato sobre as origens, evolução e estado atual do projeto que tem assumido uma postura, visando à educação ambiental.
Palavras chave: água, educação ambiental, reflorestamento. .


ABSTRACT

The Freshwater Project was established based on an environmental diagnosis of the Ribeirão dos Porcos river in 2001 by undergraduate students and teachers of the Environmental Engineering course of the Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, state of São Paulo, Brazil. At that time, the stream’s urban area already displayed environmental degradation, which was evidenced by the garbage and deforestation along its banks and confirmed by physical, chemical and microbiological analyses of the quality of its water. In 2003, a new approach was undertaken, shifting the project’s focus from diagnosis to action through community involvement. The main purpose of this paper is to discuss the origins, evolution and present status of this project, whose purpose has increasingly included environmental education.
Key words: water, environmental education, reforestation


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Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia.   ISSN: 1809-0664