Resumo
O curso de Engenharia Ambiental, do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, teve
início em fevereiro de 2000. Desde essa época, apesar de sua recente criação, atividades de pesquisa e
extensão têm sido desenvolvidas por alunos e professores, cujos resultados têm levado a uma participação
crescente do curso em simpósios e eventos técnicos e científicos, além da prestação de serviços à
comunidade. O objetivo do presente trabalho é o de relatar essas atividades de pesquisa e extensão,
realizadas no curso, e as tendências para o futuro. A pesquisa e extensão têm se apoiado nos laboratórios
de Microbiologia, Biotecnologia, Limnologia e Solos, endereçando, em sua maioria, para problemas
relacionados ao meio rural, como o tratamento de água e efluentes de origem agrícola, a reutilização de
resíduos para fins agrícolas, a reciclagem de resíduos, os impactos ambientais gerados, a qualidade
microbiológica da água no meio urbano e rural. Uma nova abordagem na extensão tem sido iniciada com
a criação do “Projeto Água Doce”, o qual envolve atividades de extensão e educação ambiental junto à
população.
Palavras chave: engenharia ambiental, pesquisa, extensão.
ABSTRACT
CREUPI – Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal established its first Environmental
Engineering course in February 2000. Since then and despite its recent creation, our teachers and students
have become increasingly involved in research and extension-related activities, which has resulted
not only in the steadily growing participation of the course in scientific and technical events, but also in
services rendered by the course to the community. The main purpose of this article is to report on the
course’s research and extension activities and to outline its future trends. The research and extension
activities of our environmental engineering course have been backed by the university’s laboratories of
Microbiology, Biotechnology, Limnology and Soil, and have focused on issues relating to rural environments,
such as the treatment of water and effluents from agriculture, the reuse of industrial residues in
agriculture, the recycling of residues, environmental impacts, and the microbiological quality of water in
urban and rural environments. The creation of the Freshwater Project in our extension course has introduced
a new approach, which involves activities of extension and environmental education with joint community
participation.
Key words: environmental engineering, research, extension
|