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 Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia > Vol. 1, Nº 1 (2004) Open Journal Systems 


Pesquisa e extensão no Curso de Engenharia Ambiental do CREUPI: histórico e tendências

Gerson de Araújo Medeiros, UNIPINHAL
Gilberto José Hussar, UNIPINHAL
Rogéria Maria Alve de Almeida, UNIPINHAL
André Luiz Paradela, UNIPINHAL
Vasco Luiz Altafin, UNIPINHAL
Celso Henrique Zuppi da Conceição, UNIPINHAL
Rosana Maria Alberici, UNIPINHAL
Nirlei Maria Oliveira, UNIPINHAL
Paulo Sergio Tonello, UNIPINHAL
Carlos Antonio Centurion Maciel, UNIPINHAL
Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, UNIPINHAL
Marcelo Della Mura Jannini, UNIPINHAL
Maristela Dellalibera Reis Piccinini, UNIPINHAL
João Delbin, UNIPINHAL
Mônica Luri Giboshi, UNIPINHAL


Resumo
O curso de Engenharia Ambiental, do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, teve início em fevereiro de 2000. Desde essa época, apesar de sua recente criação, atividades de pesquisa e extensão têm sido desenvolvidas por alunos e professores, cujos resultados têm levado a uma participação crescente do curso em simpósios e eventos técnicos e científicos, além da prestação de serviços à comunidade. O objetivo do presente trabalho é o de relatar essas atividades de pesquisa e extensão, realizadas no curso, e as tendências para o futuro. A pesquisa e extensão têm se apoiado nos laboratórios de Microbiologia, Biotecnologia, Limnologia e Solos, endereçando, em sua maioria, para problemas relacionados ao meio rural, como o tratamento de água e efluentes de origem agrícola, a reutilização de resíduos para fins agrícolas, a reciclagem de resíduos, os impactos ambientais gerados, a qualidade microbiológica da água no meio urbano e rural. Uma nova abordagem na extensão tem sido iniciada com a criação do “Projeto Água Doce”, o qual envolve atividades de extensão e educação ambiental junto à população.
Palavras chave: engenharia ambiental, pesquisa, extensão.


ABSTRACT

CREUPI – Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal established its first Environmental Engineering course in February 2000. Since then and despite its recent creation, our teachers and students have become increasingly involved in research and extension-related activities, which has resulted not only in the steadily growing participation of the course in scientific and technical events, but also in services rendered by the course to the community. The main purpose of this article is to report on the course’s research and extension activities and to outline its future trends. The research and extension activities of our environmental engineering course have been backed by the university’s laboratories of Microbiology, Biotechnology, Limnology and Soil, and have focused on issues relating to rural environments, such as the treatment of water and effluents from agriculture, the reuse of industrial residues in agriculture, the recycling of residues, environmental impacts, and the microbiological quality of water in urban and rural environments. The creation of the Freshwater Project in our extension course has introduced a new approach, which involves activities of extension and environmental education with joint community participation.
Key words: environmental engineering, research, extension


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Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia.   ISSN: 1809-0664