Resumo
A criação de cursos superiores relacionados à área ambiental cresceu de forma surpreendente no Brasil na década passada e no início do século 21, situação possivelmente estimulada pela política de aumento de instituições de ensino superior, cursos e vagas oferecidas propagada nos últimos anos pelo Ministério da Educação, como também pela crescente preocupação ambiental e o conseqüente acréscimo na procura de profissionais qualificados nessa área. Nesse contexto, surgiram os cursos de graduação em Engenharia Ambiental e em Gestão Ambiental, para formar profissionais com habilitações semelhantes de outras profissões já estabelecidas, como as do engenheiro sanitarista e do ecólogo, como também de outros profissionais tradicionais (engenheiros, geólogo, biólogo, geógrafo, químico). Por esse motivo, existe atualmente uma discussão bastante acirrada nos órgãos de classe, nas instituições de ensino e na sociedade em geral, sobre o campo de atuação dos profissionais que atuam na área ambiental. No presente artigo é apresentado um levantamento de dados sobre os cursos superiores de meio ambiente no Brasil, de graduação, de tecnologia e seqüenciais, como também das normas e legislações que regulamentam a atuação desses profissionais. O objetivo é analisar as questões básicas relacionadas com cada curso e para servir como subsídio para análises e discussões posteriores.
Palavras-chave: cursos superiores; meio ambiente.
ABSTRACT
The creation of superior courses related to the environmental area has increased surprisingly in Brazil in the last decade and in the beginning of the 21st century, situation possibly stimulated by the policy of increase of the superior education, courses, and offered vacancies propagated by the Education Ministry in the last years as well as by the increasing environmental preoccupation and the consequent addition in the search for qualified professionals in this area. In this context, new undergraduation courses in Environmental Engineering and Environmental Management have emerged to form professionals with similar habilitation to other already established professions such as the sanitary engineer and the ecologist as well as the other traditional professionals (engineers, geologists, biologists, geographers, chemist). Because of that, there is, currently, a very offensive discussion in the organs of the class, at the education institutes, and in the general society about the area of actuation of the professionals that works in the environmental area. In the present article it is shown a data survey about superior courses (graduation, technology or sequences) of environment in Brazil as well as the norms and legislations that regulate the performance of these professionals. The aim is to analyze the basic questions related to each course, and to work as subsidy to further analyses and discussions.
Key words: superior courses; environment.
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