Resumo
Atualmente as estratégias das corporações se baseiam na busca de mecanismos para comunicar suas ações e visões em relação à responsabilidade socioambiental para agregar valor e credibilidade à sua marca, destacando-se a rotulagem ambiental. O objetivo do presente trabalho é o de realizar um diagnóstico da rotulagem ambiental, sua importância e os aspectos envolvidos, em especial para o setor de cosmético brasileiro. Realizou-se um levantamento de informações relacionadas à rotulagem ambiental no setor de cosmético, as ações e certificações socioambientais da empresa brasileira da Natura e as formas de divulgação em embalagens. Os resultados demonstram que a Natura S/A desenvolve ações socioambientais e possui importantes certificações ambientais, todavia, tais informações não estão sendo comunicadas nas embalagens de seus produtos, além da empresa subutilizar a potencialidade da rotulagem ambiental. Observou-se que a rotulagem ambiental, em especial no setor de cosmético, ainda não alcançou uma maturidade e desenvolvimento quando comparado a outros segmentos da indústria, como a de alimentos. Por esse motivo, não se tem ainda diretrizes claras e procedimentos sistematizados das informações que podem ser relevantes nesse setor. A Natura S/A tem demonstrado um pioneirismo nessa área, assumindo um papel de referencial, o que pode ser concluído por meio da avaliação da evolução histórica da comunicação sócio ambiental de suas embalagens de produtos da linha Ekos.
Palavras-chave: rotulagem ambiental, selo verde, certificação ambiental, cosméticos.
ABSTRACT
Nowadays the corporations’ strategies are based in the search of mechanisms to communicate their actions and vision regarding social environmental responsibility to add value and credibility to their brand, on this context the environmental labeling has a special spot. This study objective’s is to conduct a diagnosis of environmental labeling, its importance and the issues involved, especially for the Brazilian’s cosmetic industry. This contains a survey with information on the environmental labeling in the cosmetic industry, the actions, social environmental certificates and the labeling strategy of the Brazilian cosmetic company Natura. The results indicate that the company develops an important role on the social and environmental certifications, and based on the assessment of the historical evolution of the brand Ekos environmental labeling, Natura has been a pioneer, in and outside the acting area, however, the company under-utilize the potential of environmental labeling, since some details are not being properly provided on its labeling. Finally it was implicit that the environmental labeling, particularly in the cosmetic industry, has not yet reached a certain level of development and maturity when compared to other industry segments, what indicates the lack of clear guidelines and systematic information disposal procedure that could be relevant for this industry.
Keywords: environmental labeling, green seal, environmental certification, cosmetic.
|