|
Projeto pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL: estrutura, ênfases e abordagens
|
Gerson Araujo de Medeiros, Professor do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Fabio Augusto Gomes Vieira Reis, Professor do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Gilberto José Hussar, Professor do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Carlos Antonio Centurion Maciel, Professor do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL André Luis Paradela, Professor do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Nirlei Maria Oliveira, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Rogéria Maria Alves de Almeida, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Ana Claudia Camargo Lima Tresmondi, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Marta Wilk Donida, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Maristela Della Libera Reis Piccinini, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Celso Henrique Zuppi da Conceição, Professor do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Maria Eugenia Garcia Porto, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Marcelo Della Mura Jannini, Professor do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Maurício Salvetti, Professor do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Mônica Luri Giboshi, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Rosana Maria Alberici Oliveira, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Adriana Cavalieri Sais, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Maria Raquel S. M. dos Santos, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Virginia Oliveira Bartholomei, Professora do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL Benedito Freitas Bueno, Professor do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL José Cezar Fernandes, (in memoriam) |
Resumo
Os cursos de Engenharia Ambiental têm se expandido no Brasil de maneira muito acentuada nos últimos anos. Apesar da legislação em comum que define as matérias de formação básica, de formação profissional geral e de formação específica, tem se observado uma variação de enfoques nas grades curriculares desses cursos, os quais têm sido fortemente influenciados pela vocação da Instituição de Ensino Superior (IES). O objetivo do presente trabalho é apresentar a estrutura, as ênfases curriculares e as abordagens empregadas pelo Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL, de Espírito Santo do Pinhal – SP. Duas são as ênfases curriculares que norteiam o curso: tecnologias para o meio ambiente e planejamento e gestão ambiental. Essas ênfases têm sido praticadas de forma integrada no que se refere às disciplinas, pesquisa, laboratórios e projetos de extensão, refletindo a vocação da região e do curso, a qual é fortemente agrícola.
Palavras-chave: Projeto Pedagógico, Engenharia Ambiental.
ABSTRACT
The courses of environmental engineering have increasingly become more common in Brazil. In spite of the common legislation that defines the subjects of basic, professional and specific graduation, there has been a variation in the focus given in the list of subjects of these courses, which have been strongly influenced by the vocation of the Institution of Undergraduate Teaching (IES). The objective of this essay is to present the structure, the curricular emphasis and the approaches used by the pedagogic project of the environmental engineering of UNIPINHAL, from Espírito Santo do Pinhal – SP. There are two curricular emphases that guide the course: technology for the environment and environmental planning and managing. These emphases have been given in a way to connect subjects, research, laboratories and extension projects, showing the vocation of the region and of the course, which is strongly agricultural.
Key words: Pedagogic Project, Environmental Engineering.
|
|
|