Resumo
O gerenciamento adequado de resíduos sólidos em Instituições de Ensino Superior desempenha um papel importante no controle dos efeitos no meio ambiente e na formação profissionais. Nesse contexto, o presente estudo visa diagnosticar o gerenciamento de resíduos sólidos de uma instituição de ensino federal de Natal-RN, sob o ponto de vista de aspectos organizacionais e operacionais (composição gravimétrica, formas de acondicionamento, de transporte e coleta internos e de armazenamento dos resíduos, além de tratamento e de destinação final e educação ambiental utilizados pela comunidade interna). Trata-se de uma pesquisa aplicada que foi dividida em duas fases que constaram, primeiramente, de pesquisa bibliográfica, e do diagnostico do gerenciamento dos resíduos, incluindo avaliação dos setores geradores, das unidades componentes do gerenciamento – acondicionadores, rotas internas, área de armazenamento e destinação final e entrevistas aos responsáveis pela limpeza da escola e pelo laboratório de análises clínicas localizado na mesma. Pelos resultados, observou-se uma significativa geração de resíduos orgânicos (aproximadamente 43%) e 8% dos resíduos são recicláveis. Apesar de existir um programa de coleta seletiva na unidade, os materiais nem sempre são destinados à reciclagem. E enfatizou, ainda, a importância do comprometimento da administração em dar suporte ao projeto de compostagem da matéria orgânica e às atividades de educação ambiental da comunidade interna.
Palavras-Chave: gerenciamento de resíduos sólidos, Instituição de ensino superior, caracterização de resíduos, reciclagem.
ABSTRACT
The appropriated waste management within high education institutes plays an important role in controlling the effects on the environment and in training of professional. According to this, this study aimed to diagnose the waste management within federal education institute from Natal-RN, from operational and organizational aspects. This is an applied research that has been divided into two phases - bibliographic research and waste management diagnosis, including such as gravimetric composition, dustbin, transport, waste storage, final disposal as well as environmental education actions used by the international community. Concerning the results, it was observed that a huge amount of released organic waste (nearly 43%), and 8% of recyclable materials. Although there waste a implemented segregation programme of waste, the material has not been destined for recycling properly. To conclude, we can depict that the importance of commitment of manager to support the project for organic waste composting and environmental education activities of the international community.
Keywords: waste management; high education institute; waste characterization; recycling.
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