DIAGNÓSTICO SÓCIO-ECONÔMICO DO CONSUMO DE MAMÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA NO SEMI –ÁRIDO PARAIBANO
José Thyago Aires Souza Thiago Costa Ferreira André Aires Farias Alexandra Leite Farias Kércio Estevam Silva suenildo josemo costa oliveira
Resumo
Fruta bastante consumida pelo brasileiro, o mamão apresenta qualidades organolépticas desejadas pelo exigente mercado consumidor, tendo grande aceitação no cardápio em todas as regiões brasileiras. Objetivou-se fazer um diagnóstico sócio-econômico do consumo de mamão e conhecer o perfil dos consumidores desta fruta no município de Santa Luzia-PB. A pesquisa foi realizada em 2010, com aplicação de questionários aos consumidores. Constatou-se que o mamão é bem aceito na mesa da maioria dos entrevistados, tendo em vista que 90% dos entrevistados consomem esta fruta. 55% dos respondentes compram a fruta semanalmente e 78% afirmaram preferir o mamão do grupo Formosa. Ainda de acordo com os resultados, 61% preferem uma fruta de médio porte; 72% preferem consumir o mamão maduro; 44% responderam que costumam comprar 2 kg da fruta, e também, 44% dos entrevistados responderam que eles costumam pagar R$ 0,80 por cada kg do produto. 78% dos consumidores levam em conta a qualidade como principal fator de compra do mamão. Conclui-se que, o mamão é bem aceito pela maioria dos entrevistados por esta pesquisa, tornando-se assim um negócio viável para os comerciantes e aumentando a renda dos produtores que por ventura venham a explorar esta cultura.