Eventos extremos de chuva e alterações no regime hidrológico da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: uma aplicação do índice RAI (Rainfall Anomaly Index)
Edvânia Pereira dos Santos, Maria Auzenete dos Santos e José Pereira dos Santos Magaly de Fátima Correia Maria Regina da Silva Aragão Fabrício Daniel dos Santos Silva
Resumo
O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo analisar a variabilidade da precipitação em anos significativos sob o ponto de vista hidrológico/meteorológico em duas regiões da BHSF (bacia hidrográfica do São Francisco): a primeira engloba o Alto e parte do Médio da bacia e abrange o estado de Minas Gerais; a segunda compreende parte do Médio e o Submédio São Francisco e está incluída predominantemente nos estados de Pernambuco e Bahia. O índice RAI (Rainfall Anomaly Índex) foi utilizado, na escala mensal, para avaliar a durabilidade e intensidade dos eventos extremos de cheias e secas. A relação entre o fenômeno ENOS (El Nino Oscilação Sul) e as anomalias extremas de chuva foi avaliada. O método mostrou-se eficiente no monitoramento de episódios hidrológicos significativos em condições atmosféricas extremamente úmidas e de estiagens prolongadas. Os resultados indicam que não existe uma relação direta entre a intensidade do ENOS e a ocorrência de cheias severas.