Arte e Educação: O Teatro Como Estratégia Metodológica na Sensibilização sobre a Problemática da Água e Educação Sanitária Ambiental
Rejane de Fátima Victor Vasconcelos, Universidade Estadual da Paraína - UEPB
Resumo
O principal objetivo desse trabalho foi averiguar e analisar o comportamento dos moradores do bairro do Mutirão, na cidade de Campina Grande-PB, sensibilizando-os através da arte cênica, com ênfase na água como fator primordial para a qualidade de vida e no uso indevido dos esgotos sanitários, identificando os problemas da comunidade ocasionados pelo mau uso desses. A pesquisa foi de cunho quanti-qualitativo, realizada de março a dezembro de 2007, e o foco central foi a obtenção de dados permitindo tecer possíveis representações sociais do grupo de estudo quanto à percepção desses sobre a importância da representação teatral, salientando a preservação da água e os cuidados com os recursos naturais. Os dados originados desse processo foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que a arte cênica despertou o senso crítico das pessoas envolvidas, motivando-as a identificarem os problemas locais e suas respectivas soluções e, com isso, exercerem a cidadania, o princípio da co-responsabilidade e a educação ambiental através da arte, especialmente a arte cênica, que favoreceu o processo de sensibilização e motivou-os a um novo olhar sobre o meio ambiente.
Palavras-chave: arte cênica; água; sensibilização; educação ambiental