Resumo
A intenção precípua de pensar uma concepção de interdisciplinaridade, à luz do que é proposta por algumas das epistemologias contemporâneas e tendo a educação como um processo contínuo, não pode distanciar-se da realidade concreta do educando e do educador, buscando a coerência entre o dizer e o fazer, entre o pensar e o agir, entre o sentir e falar. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar a percepção interdisciplinar dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande, PB no ano de 2010. Utilizou-se da pesquisa exploratória, com natureza quantitativa e qualitativa por meio de questionário de pesquisa semi-estruturado. O método utilizado foi o dedutivo. Fez-se o uso das técnicas da estatística descritiva e da análise fatorial. Os resultados encontrados pela Análise Fatorial (AF) apontam quatro fatores relevantes em relação à percepção interdisciplinar dos discentes estudados, sendo o primeiro nomeado Perspectivas de uma prática Interdisciplinar – maior variância total explicada pelo fator – 28,33%; o segundo Interesse Discente pela Interdisciplinaridade – 15,020%; seguido do terceiro relacionado à Estratégias para a Interdisciplinaridade Ambiental na Pós-Graduação – 13,71%; e por fim o quarto Relevância da Temática e Falta de Integração das Disciplinas do Programa – variância total 13,39%. Percebeu-se que os desafios para a inserção da interdisciplinaridade nos Programas de Pós-Graduação da área de Recursos Naturais poderão ser superados na medida em que essa questão, de fato, venha a ser tratada com maior consistência pelo colegiado, professores e discentes, de maneira que possam efetivamente refletir as necessidades que a área ambiental necessita.
Palavras-chave: percepção interdisciplinar; pós-graduação; recursos naturais
ABSTRACT
The intention major duty of a conception of interdisciplinary thinking in the light of which is proposed by some of contemporary epistemologies and having education as a continuous process, can not distance themselves from reality concrete learner and educator, seeking consistency between saying and doing, between thinking and acting, between feeling and talking. Thus, this article aims to analyze the perceptions of students of an interdisciplinary Graduate Program in Natural Resources, Federal University of Campina Grande, in 2010. We used the exploratory research with quantitative and qualitative through semi-survey questionnaire structured. The deductive method was used. It was made using the techniques of descriptive statistics and factor analysis. The results found by Factor Analysis (FA) point to four factors relevant to the perception interdisciplinary study of the students, the first named Prospects for an Interdisciplinary practice - the largest total variance explained by the factor - 28.33%, the second by the Interdisciplinary Student Interest - 15.020%, followed by the third related to the Strategies or Interdisciplinarity in Environmental Graduate - 13.71% and finally the fourth Relevance of Focus and Lack of Integration of Disciplines Program – total variance 13.39%. It was felt that the challenges for the insertion of interdisciplinary programs in the Graduate Area Resources Natural can be overcome to the extent that this question, in fact, will be treated with greater consistency at the collegiate, teachers and students of way that can effectively reflect the needs that the environmental area need.
Keywords: Interdisciplinary Perception; Graduate; Natural Resources
|