Resumo
No mundo atual estamos vivendo um processo de conscientização global em relação ao meio ambiente, principalmente sobre a necessidade de sua preservação. A compreensão da forma como as pessoas percebem o ambiente e de como se relacionam com ele é fundamental para a elaboração de projetos sociais e educacionais, por refletir necessidades e anseios dos sujeitos envolvidos. Assim, este estudo buscou conhecer as Representações Sociais de Meio Ambiente de dois grupos de alunos: um do Colégio SENAI, no município de Colatina-ES, envolvendo alunos de Ensino Médio oriundos de escolas públicas e privadas ingressantes em um Curso Técnico de Meio Ambiente, e outro do Colégio SESI, no município de Pato Branco-PR, de alunos de Ensino Médio. Para tanto, elaborou-se um instrumento de pesquisa idêntico, que foi aplicado simultaneamente nos dois grupos. As respostas foram tratadas e analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram muitas semelhanças na representação que tais alunos têm de meio ambiente, apesar de algumas especificidades, e que a temática ambiental, por sua complexidade, representa um amplo campo a ser trabalhado.