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 Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia > Vol. 9, Nº 4 (2012) Open Journal Systems 


A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA INFLUÊNCIA NAS ATITUDES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE NATAL/RN

Ana Katarina Nascimento de Azevedo, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte
Márcio Camilo Dias Santos, Escola Maristela
Handson Claudio Dias Pimenta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Valdenildo Pedro da Silva, IFRN


Resumo
O presente estudo tem por objetivo compreender como o nível de consciência e de atitude ambiental de alunos, de uma escola particular de ensino fundamental da cidade de Natal-RN, são influenciados por ações de educação ambiental. Para tanto, buscou-se inicialmente analisar as práticas de educação ambiental desenvolvidas na escola através de uma entrevista com a Diretora responsável pela escola objeto do estudo e observações in loco, além de um diagnóstico dos programas de controle dos aspectos ambientais da instituição. O estudo de percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental II (sexto ao nono ano) foi efetuado através de um questionário estruturado em 4 de variáveis, sendo eles: perfil, concepção ambiental; participação e verificação ambiental e atitudes ambientais. Quanto às práticas de gestão e educação ambiental desenvolvida pela escola, merece destaque o desenvolvimento da Agenda 21 local a qual contou com um com total envolvimento da comunidade escolar - professores, alunos e funcionários. Já em relação à percepção ambiental dos alunos, verificou-se que o conceito de meio ambiente de acordo com a Resolução CONAMA 01/86, foi incorporado ao conhecimento de 48% da amostragem, sendo que desses, 71% sempre participam de ações de educação ambiental promovidos pela escola. Constatou-se também que a participação dos alunos em ações de educação ambiental leva a formação de uma consciência e aprimoramento das atitudes principalmente relacionadas ao consumo de água e energia. Os alunos que sempre economizam estes recursos estavam em maioria do sexto ano, e que neste nível escolar, os alunos possuem, no conteúdo formal, temas específicos como o estudo do solo, recursos hídricos e as formas de contaminação e os resíduos sólidos e qualidade vida.


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Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia.   ISSN: 1809-0664