Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar  
 Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia > Vol. 4, Nº 2 (2007) Open Journal Systems 


Inserção do paradigma do desenvolvimento sustentável no projeto pedagógico da engenharia: o Projeto Água Doce.

Prof. Dr. Gerson de Araujo Medeiros, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental - UNIPINHAL
Gilberto José Hussar, UNIPINHAL
André Luis Paradela, UNIPINHAL
Carlos Antonio Centurion Maciel, UNIPINHAL


Resumo
Iniciativas têm sido concebidas para a disseminação do desenvolvimento sustentável pelos diferentes atores sociais envolvidos, todavia, pouca atenção tem sido dada à forma de inserção desse paradigma na formação de profissionais universitários, notadamente aqueles vinculados a engenharia. O objetivo do presente trabalho é o de fazer um relato sobre as origens, evolução e estado atual do “Projeto Água Doce”, e sua articulação com o projeto pedagógico do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL. A metodologia desse projeto de extensão universitária incorpora a realização de atividades de educação ambiental, de mutirões para o plantio de espécies vegetais nativas e para a retirada do lixo depositado no Ribeirão dos Porcos, em Espírito Santo do Pinhal – SP. Todas essas práticas são articuladas nos conteúdos de várias disciplinas do curso, como Ecologia, Microbiologia, Saneamento Ambiental, Educação Ambiental etc. Os resultados obtidos, ao longo do período de 2003 a 2007, incluem a participação de aproximadamente 3.900 pessoas nas atividades relacionadas a esse projeto, o plantio de aproximadamente 855 mudas de espécies nativas e a retirada de 2.400 kg de lixo do ribeirão. Conclui-se, portanto, que a articulação do projeto pedagógico e de extensão do curso de engenharia é um importante instrumento para a formação dos alunos de graduação e para a conservação do meio ambiente, notadamente dos recursos hídricos. Palavras chave: extensão, meio ambiente, recursos hídricos.


ABSTRACT

Initiatives have been conceived for the dissemination of the sustainable development by the different social actors involved, however, little attention has been fact to the form of insertion of that paradigm in the formation of undergraduate students, in particular those linked the engineering.. The main goal of this research is to relate about the source, evolution and present state of the "Fresh Water Project", and his articulation with the pedagogical project of the environmental engineering course of UNIPINHAL. The methodology of that extension project incorporates the environmental education activities, the native tree species plantation and the retreat of the garbage deposited in the Ribeirão dos Porcos, at county of Espírito Santo do Pinhal, state of São Paulo, Brazil. All those practices are articulated us contents of several disciplines of the course, as Ecology, Microbiology, Environmental Sanitation, Environmental Education etc. The results obtained, from 2003 to 2007, include the participation of approximately 3.900 persons in the activities related to that project, the plantation of approximately 855 seedlings of native tree species and the retreat of 2.400 kg of garbage of the stream. It was concluded, therefore, that an articulation of extension and pedagogical project of engineering course is an important tool for the formation of the undergraduate students and for the environmental conservation, mainly water resources. Key words: extension, environment, water resources.



Texto completo: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar

Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia.   ISSN: 1809-0664