A idéia deste trabalho como pesquisa surgiu do interesse em refletir sobre uma prática que permitisse minimizar as dificuldades encontradas pelos alfabetizadores na orientação de seus alunos durante a alfabetização.
A primeira tarefa foi identificar alguns meios de ação que possibilitassem diminuir a distância existente entre o significado da língua escrita e o cotidiano da criança de camadas populares. Passei a registrar as experiências significativas de um grupo de crianças de 1ª série e utilizei estes registros para estimular a leitura e a escrita.
Com isto, pude observar quais situações foram mais favoráveis para o aparecimento da necessidade e do interesse pela leitura, qual o tempo de contato com a linguagem escrita necessário para o aparecimento deste interesse e, em que momento e sob quais condições a criança se instala no processo de leitura de forma consciente e intencional.
Palavras-chave: leitura e escrita.
ABSTRACT
The idea of this research was born with the interest to reflect about practicals that could minimize the teacher’s difficulties during the learning process of reading and writing for children of initial classrooms.
The first task was to identify some ways of action that could diminish the distance existing between the writing and the social life of the children.
I started registering the significant experiences of a group of children and I used these registers to stimulate the reading and writing activities. When I used this registers, I could analyze the situations that had been more favorable for the appearance of necessity and interest for the reading, and which are the necessdary conditions to children installs themselves in the process of reading in a conscientious and intentional work.