Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search
 Open Journal Systems > Vol. 7, No. 10 (2007) open journal systems 


Como se ensina e como se aprende o futebol através de um prática interacionista

Saulo Emanoel Ribeiro dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Puc-Campinas-SP
Alcides José Scaglia, entro Universitário UNIMÓDULO – Caraguatatuba – SP


Abstract
A crença de que o futebol é um instrumento facilitador da aprendizagem de conteúdos ligados ao aspecto biológico, psicológico e social, levou à necessidade de realizar um estudo sobre esta questão. Será possível um processo pedagógico de aprendizagem do futebol incorporar, ao mesmo tempo, através da prática, do estudo e da reflexão, uma nova concepção desse esporte? Novas e recentes propostas têm destacado e revelado um novo olhar à pedagogia do futebol. Assim busca-se um olhar respaldado e justificado pelas teorias pedagógicas, que ao criticar as propostas, conscientizem de sua função, tendo como eixo central uma bagagem de conhecimentos e possibilidades. Nota-se, que o esporte de hoje poderá ser o que fizermos dele: pedagógico, educativo, performístico, dentre outros. Ainda nesta linha, o futebol busca seu espaço, visando a interação do ser com o meio, bem como entre si, entendida como componente que não cuida apenas do corpo, mas do ser como um todo. Ao se falar de Interacionismo, não há como não citar Piaget e Vygotsky, que apesar das diferenças em suas posições teóricas, valorizam a interação do indivíduo com o ambiente e como sujeito que atua no processo de seu próprio desenvolvimento. Mesmo que Vygotsky parta para o âmbito sócio-histórico, e Piaget para o desenvolvimento biológico, há como convergir seus pensamentos. Desta forma, realizou-se um estudo de caso, onde verificou-se que, criando um ambiente desafiador e propondo metas de acordo com o educando, possibilita-se seu desenvolvimento. Portanto, destaca-se que a interação é base elementar para a prática esportiva, pois o aluno incorpora e aprende através de uma forma concreta. Sendo assim, sua aprendizagem, além de significativa, será mais prazerosa.
Palavras chaves: Pedagogia do futebol; Iniciação esportiva; Interacionismo; jogos de bola;


ABSTRACT

The belief that soccer is a facilitator instrument of the learning on contents related to biological aspect, psychological and social, led to the necessity of carry out a study on this question. Will it be possible a pedagogical process of soccer learning to incorporate, at the same time, through the pratice of the study and the reflection, a new conception of this sport? New and recent proposals have detached and reveled a new look at the soccer pedagogy. Thus, a look endorsed and justified by the pedagogical theories is searched, that when criticizing the proposals, acquire knowloge of its function, having as a central axle a luggage of knowloge and possibilities. It´s noticed that today´s sport can be what we make of it: pedagogical, educative, performistic, amongst others. Still in this line, soccer searches its space, aiming at the interaction of the being with the way, as well as between itslf, understood as component that doesn´t take care of only the body, but of the being as a whole. Speaking of Interacionism we can´t forget to cite Piaget and Vygotsky, that although the differences in its theoretical position, value the interaction of the individual with the environment and as subject that acts in the process of its proper development. Although Vygotsky breaks for the scope partner-description and Piaget for the biological development, there’s a way to converge its thoughts. That way, a case study became fullfilled, where it was verified that,creating a challenging environment and considering goals in accordance with the educating, makes it possible its development. Therefore, because the pupil is distinguished that the interaction is the elementary base for the sportive pratical, because the pupil incorporates and learns through a concrete form. Thus, its learning, beyond significant, will be more pleasant.
Key words: Soccer pedagogy; Sporting initiation; Interacionism; Ball Games;


Full Text: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search

Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

>Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.