Abstract
Este artigo analisa a importância de se oferecer brinquedos como um meio adequado e desequilibrador para o processo de descentração do pensamento infantil, rumo ao desenvolvimento da autonomia. Aborda questões sobre o brincar no tempo livre diferenciado-o do brincar na escola. O brincar por brincar e o fazer por fazer devem caminhar para o brincar e refletir e para o fazer e compreender. Neste sentido, o texto apresenta e indica uma estratégia pedagógica, Construção de Brinquedo, para as aulas de Educação Física do período infantil, constituindo-se num procedimento que respeita o pensamento centrado da criança e cria situações para que ela vivencie as atitudes construtivas e, em conseqüência, possa descentralizar-se, aprendendo a pensar de forma autônoma.
Palavras-chave: Atitudes construtivas; educação física; descentração;
brinquedo; autonomia
ABSTRACT
This article analyzes the importance of if offering toys as an adequate and no equilibrator way for the decentralized process it infantile thought, route to the development of the autonomy. It approaches questions on playing in the free time differentiated it of playing in the school. Playing for playing and making for making they must walk to play it and to reflect and to make it and to understand. In this direction, the text presents and indicates a pedagogical strategy, Construction of Toy, for the lessons of Physical Education of the infantile period, consisting in a procedure that respects the centered thought of the child and creates situations so that it lives deeply constructive attitudes e, in consequence, can be decentralized, learning to think of independent form.
|