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 Open Journal Systems > Vol. 8, No. 11 (2007) open journal systems 


Pedagogia do Esporte e Competição Infantil: análise e proposições a partir do Karatê de Contato

Larissa Rafaela Galatti, UNIPINHAL
Mauro E.J.G. Breda, Toshin-kaikan do Brasil
Alcides José Scaglia, IASP
Roberto Rodrigues Paes, FEF-UNICAMP


Abstract
Os esportes de combate têm passado por um processo de profissionalização, no qual os eventos competitivos são a principal finalidade do processo de treinamento. Tal panorama se estende para o cenário da iniciação esportiva infantil, favorecendo a opção por parte significante dos professores e técnicos por uma pedagogia que valorize técnicas de maior eficiência em competições, especializando precocemente as crianças e não considerando a formação integral do jovem praticante. Diante disto, o presente artigo tem como objetivo tratar, à luz da pedagogia do esporte, da competição infantil nos esportes de combate. Considerando a grande variedade de modalidades que os esportes de combate agregam, restringimos o estudo ao karatê de contato. A fim de conhecermos a realidade da competição infantil na referida modalidade, realizou-se uma pesquisa de campo, na qual constatou-se a ênfase no resultado e a valorização exacerbada dos vencedores em detrimento de uma preocupação com a formação global da criança envolvida na competição. Após a análise das regras e modelos de competição em que os eventos infantis de karatê de contato vinham sendo realizados, foi proposto um novo modelo, baseado nas características de festival. Palavras-chave: Pedagogia do Esporte; Competição Infantil; Lutas; karatê.


ABSTRACT

Combat sports have passed through a professionalization process, in which the competitive events are the main purpose of the training process. Such panorama is extended to the scene of the sports initiation, making clear that professors and coaches frequently choose to work with a kind of pedagogy that precociously values techniques that are efficient in competitions, specializing children and not considering the integral formation of the young practitioner. Assuming that, the present article has the objective of discussing about infantile competition in combat sports. Considering the great variety of modalities that are considered combat sports, we restricted the study to full contact karate. In order to know the reality of the infantile competition in this sport, a field research was made, evidencing emphasis in the victory and the in detriment of a concern with the global formation of the involved child in the competition. After analyzing the rules and models of competition we considered applying a new model, based on festival characteristics. Key Words: Sport Pedagogy; children competition; Fights; karate.



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Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

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