Abstract
O presente estudo busca dar um tratamento pedagógico ao ensino da Capoeira, tendo por base o estudo científico dos métodos de ensino em Educação Física e suas possibilidades de aplicação na Capoeira – manifestação cultural afro-brasileira que envolve luta, jogo e dança. Para tal, utilizou-se da “pesquisa-ação” enquanto método de pesquisa, procurando conhecer a realidade do ensino da Capoeira, estudando-a a partir de autores de referência da Educação Física (XAVIER, 1986; PIAGET, 1990; GALAHLUE & OZMUN, 2003) e posterior aplicação dos avanços da revisão bibliográfica em aulas de Capoeira. As aulas foram realizadas em projetos sociais da cidade de Campinas, sendo eles o Projeto Quero-Quero, Projeto Anhumas, União Cristã e projeto Capoeira do Bairro Três Marias, locais onde foi desenvolvida e aplicada a técnica de desenhos, que a partir da opção pelo método misto de ensino, mostrou-se adequada para o processo de ensino e aprendizagem da capoeira para crianças e adolescentes.
Palavras-Chave: Educação Física; Métodos; Capoeira.
ABSTRACT
The present study searchs to give to a pedagogical treatment to the education of the Capoeira, having for base the scientific study of the methods of education in Physical Education and its possibilities of application in the Capoeira – Afro-Brazilian cultural manifestation who involves fight, game and dance. For such, research method was used of the “research-action” while, having looked for to know the reality of the education of the Capoeira, studying it from authors of reference of the Physical Education (XAVIER, 1986; PIAGET, 1990; GALAHLUE & OZMUN, 2003) and posterior application of the advances of the bibliographical revision in lessons of Capoeira. The lessons had been carried through in social projects of the city of Campinas, being they it Quero-Quero Project, Anhumas Project, Christian Union and Capoeira project of the Quarter Três Marias, places where it was developed and applied the technique of drawings, that from the option for the mixing method of education, it revealed adequate for the process of education and learning of the capoeira for children and adolescents.
Key Words: Physical education; Methods; Capoeira.
|