Abstract
Quando a ingestão alimentar é limitada, a suplementação de substratos se torna útil para alcançar as Doses Diárias Recomendadas. Estudos apontam para o aumento da utilização inadequada dessas substâncias. A comercialização cresce abruptamente, porém os benefícios do uso possuem poucas comprovações científicas. Acadêmicos da área de Educação Física têm grande acessibilidade às informações sobre nutrição e atividade física. Objetivou-se verificar características da suplementação entre universitários na área de Educação Física, com destaque para a freqüência de uso, tipos de suplementos consumidos, origem da indicação e motivos para a ingestão. A amostra representativa dos estudantes da unidade foi composta por 247 estudantes da área Educação Física (51% homens e 49% mulheres), com média de idade de 21,94±3,25 anos. Os valores são apresentados a partir da estatística descritiva-exploratória. Constatou-se a utilização de suplementos por 31% da amostra, ao passo que 69% não usa nenhum tipo de suplemento. A maior parte dos usuários pertenciam ao 2º ano do curso, cerca de 42,60% da amostra. Os principais motivos para suplementação apontados foram: Reposição hidroeletrolítica, aumento de massa muscular, otimização de rendimento e reposição energética. O principal tipo de suplemento utilizado era de cunho protéico e a maior fonte de prescrição de suplementação foram instrutores.
ABSTRACT
When the alimentary ingestion is limited, the subtracts supplementation becomes useful to reach the Recommended Daily Doses. Studies point to the increase of the inadequate use of these substances. The commercialization grows abruptly, however the benefits of the use possess few scientific evidences. Academics of the Physical Education area have great accessibility to the information on nutrition and physical activity. It was objectified to verify supplementation characteristics between colleges student in the Physical Education area, with prominence for the frequency of use, types of consumed supplements, origin of the indication and reasons for the ingestion. The representative sample of the students of the unit was composed for 247 students of the area Physical Education (51% men and 49% women), with average of age of 21,94±3,25 years. The values are presented from the descriptive statistics. It was evidenced use of supplements for 31% of the sample, to the step that 69% do not use no type of supplement. Most of the users belonged to 2º year of the course, about 42,60% of the sample. The main reasons for supplementation pointed had been: Hydroeletrolitical replacement, increase of muscle mass, better performance and energy replacement. The main type of used was protein and the biggest source of supplementation had been instructors.
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