Abstract
No interior dos espetáculos de Circo as modalidades aéreas são merecedoras de grande destaque. Apesar do reconhecimento e do prestígio que este tipo de prática possui entre os artistas, poucos são os estudiosos da arte circense que pesquisam com rigor neste campo, ao contrário do que ocorre com os malabares e as acrobacias. O processo de ensino-aprendizagem dos aéreos é ainda em grande parte fruto da transmissão oral (oralidade) e determinado pela experiência empírica que possuem artistas e mestres deste universo. Buscando contribuir com a formulação futura de uma pedagogia das atividades circenses iniciamos um estudo teórico dos aéreos circenses expondo neste artigo uma breve apresentação das diferentes modalidades e suas variações (corda, bambu, lira, argola, faixa, escada, quadrante, anéis volantes, elásticos). Esperamos com isso, minimizar a dispersão conceitual e as dificuldades do desenvolvimento de uma terminologia estandar neste campo.
ABSTRACT
Among the different Circus performances, the aerial circus modality deserves a special attention. Despite of the artists´ recognition and prestige given to this practice, there are just a few studious of the circus art who investigate this modality nowadays, very different reality compared to other circus modality such as juggling and acrobatics. The teaching-and-learning process of the aerial modalities is still given by the oral transmission and is determinate by the empiric experience of its artists and teachers. Trying to contribute to the creation of a circus teaching pedagogy we have initiated a theory studies on circus aerial, presenting in this article a brief introduction of the modalities and its variation (hope, bamboo, aerial ring, flying rings, ladder, aerial cradle, aerial elastic, bungees). We hope to minimize the conceptual dispersion and the difficult found on the development of a standard terminology in this field.
|