Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search
 Open Journal Systems > Vol. 8, No. 11 (2007) open journal systems 


Análise do Nível de Atividade Física de Estudantes do Curso de Educação Física da Universidade Paulista

Carlos Aparecido Zamai, Universidade Paulista
Alan A. Rodrigues, Universidade Paulista
Antonia D. Pria Bankoff, Unicamp
Maurício A. Delgado, Unipinhal
Luis Ernani S. Braga, Universidade Paulista


Abstract
O presente estudo caracterizou-se como descritivo e teve como objetivo geral determinar o nível de atividade física de alunos do curso de educação física (1° ao 4° anos) da Universidade Paulista-Campinas. A amostra foi composta por 156 estudantes de 19 a 45 anos de idade (69 sexo masculino e 87 sexo feminino), selecionados aleatoriamente através de sorteio. Os dados foram coletados na própria Instituição. Para a coleta de dados utilizou-se o “Questionário Internacional de Atividade Física” (IPAQ), versão 8 – curta, a fim de determinar o nível de atividade física dos sujeitos selecionados no estudo. A coleta de dados foi através de entrevista, tendo como referência à última semana do mês de novembro de 2006, contendo perguntas em relação à freqüência e duração da realização de atividades físicas moderadas, vigorosas e da caminhada. Diante dos dados coletados, pode-se chegar aos seguintes resultados: o percentual de indivíduos que atinge a recomendação atual de atividade física para a promoção da saúde entre os alunos analisados foi de 51%, sendo que a prevalência de inatividade física foi de 20%, os quais somados aos irregularmente ativos, atingem 49% da amostra, apontando que estes, não atingiram o nível de atividade física ideal para promoção da saúde. Palavras chave: Atividade física, sedentarismo; estudantes.



Full Text: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search

Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

>Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.