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 Open Journal Systems > Vol. 8, No. 11 (2007) open journal systems 


Primeiros Socorros na Escola: Nível de Conhecimento dos Professores da Cidade de Monte Mor

Emerson Luiz Bernardes, Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas
Francisco Araújo Maciel, Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas
Fabrício Boscolo Del Vecchio, Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas


Abstract
Introdução: Os primeiros socorros (PS) têm história recente, não passa de cento e vinte anos. Porém, quanto ao desenvolvimento de cidadãos, o aparelho formador sempre deu pouca ênfase a disciplina de PS, seus agires e fazeres, no entanto, o sistema utilizador dentre ele o sistema de ensino em Educação Física (EF), apresenta elevada demanda. Objetivos: Verificar os conhecimentos de professores de educação física da cidade de Monte Mor-SP, sobre a prática de Primeiros Socorros. Materiais e Métodos: O estudo caracteriza-se como observacional transversal descritivo. Como unidades observacionais, foram tomados todos os professores de Educação Física (n = 32) da rede pública e privada de ensino da cidade de Monte Mor/SP. Para coleta de dados, desenvolveu-se questionário abordando aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais referentes ao cotidiano profissional. As distribuições de freqüência e respectivas medidas de centralidade e dispersão são apresentadas nas formas tabular. As pessoas envolvidas estiveram protegidas pela resolução 196/96, do CNS e os responsáveis assinaram termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: Do total apenas três professores não tiveram a disciplina de PS na graduação. Os professores na sua maioria (61,29%) sentem-se aptos a prestar o pronto atendimento e inclusive, assumir a situação em PS. Destaca-se que mais de 80% dos professores de EF atenderam algum aluno em estado de agravo. Quanto à RCR, mais da metade (56,25%) não se sente capaz de prover auxílio, contra 43,75% que se responsabilizariam em ajudar neste acometimento. Conclusões: Os docentes apresentam nível regular de capacitação, sem envolvimento com capacitações após a formação básica, e com deficiências na abordagem de situações mais críticas, como nos problemas de ordem cardiorrespiratória. Palavras-chave: Educação Física, Escola, Primeiros Socorros.



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Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

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