Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search
 Open Journal Systems > Vol. 9, No. 12 (2008) open journal systems 


Educação física adaptada na formação universitária: reflexões sobre a preparação do profissional de educação física para a atuação com pessoas com necessidades especiais

Carla Andréia Fabiani Fernandes, Metrocamp
Rubens Venditti Junior, Metrocamp e Universidade Adventisita de São Paulo – UNASP


Abstract
O estudo tem como objetivo refletir sobre a educação física adaptada na formação universitária, considerando a intervenção desta disciplina como fator fundamental na preparação do profissional de educação física que almeja trabalhar com pessoas com necessidades especiais. Partindo de uma revisão bibliográfica dos conceitos sobre inclusão, adaptação, diversidade humana, histórico da educação física adaptada e sua gênese. Também destacamos a realidade brasileira e a grade curricular dos cursos de educação física, foram traçadas as vivências e as experiências dos alunos de educação física da Faculdade Metrocamp com pessoas portadoras de deficiências. A educação física adaptada, além de trazer subsídios suficientes para o discente se inserir no mercado de trabalho, possibilita que as pessoas portadoras de necessidades especiais sejam tratadas com o devido respeito, dignidade e compromisso, proporcionando-lhes uma melhor inclusão social e qualidade de vida; além de nos ajudar a compreender melhor o que podemos fazer para termos uma sociedade mais íntegra e que seja inclusiva para entender e aceitar a diversidade humana em toda sua plenitude. Palavras-chave: Educação física adaptada; Deficiências; Diversidade humana; Formação profissional.


ABSTRACT

This study has as objective to reflect on suitable the physical education in the university formation, considering the intervention of this disciplines as basic factor for the preparation of the professional of physical education that wishes to work with people with special necessities (handicap people). Leaving of a bibliographical revision of the concepts like inclusion, adaptation, human diversity, description of the adapted physical education, as also the brazilian reality and the curricular grading of the courses of graduation in physical education, had also been traced the experiences and the experiences of the pupils of physical education of the Metrocamp College with handicap people. The adapted physical education besides bringing subsidies enough for the learning to insert themselves in the work market, makes possible that handicap people to be treated with the due respect, dignity and commitment, providing them better conditions of social inclusion and quality of life, helping to understand better what we can make for having a society with more integrity and which recognizes the inclusion to understand and accept the human diversity in its total essence. Keywords: Adapted physical education; Handicap; Human diversity; Professional formation.



Full Text: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search

Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

>Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.