Abstract
A preocupação com os métodos do treinamento tem sido uma constante para estudiosos da área, e em desportos como o Voleibol os aspectos técnico e tático têm peso considerável. Diante da necessidade de adequar os métodos e cargas de treinamento com as condições de competição de jovens atletas, o conhecimento das demandas de jogo torna-se um instrumento importante para abordagens mais precisas nessa prática. Este artigo visa dar colaboração nesse sentido, abordando a categoria Infanto-Juvenil feminina através de estudo detalhado das ações ofensivas com observações sistematizadas, preparadas e naturais sem interferência sobre o local dos jogos, através de filmagem em vídeo, com câmera posicionada atrás da quadra onde se colocava uma das equipes. As variáveis analisadas foram a posição e o jogador que receberam os levantamentos. Foram obtidos os totais e percentuais de cada uma das variáveis. Em seguida foi utilizada a estatística descritiva bidimensional, cruzando os resultados das variáveis e o teste Qui-Quadrado para verificar se existe associação entre as variáveis analisadas. Os resultados indicaram que em cada posição da quadra há predominância de jogador que recebe os levantamentos em razão das funções táticas. O aumento na qualidade da distribuição ofensiva se mostrou necessário pelas constatações feitas: número limitado de bolas de velocidade, concentração de metade das bolas distribuídas para a Posição 4 e uso restrito das bolas de fundo. São dados importantes para melhorar os referenciais de treinamento dessa faixa etária.
Palavras-chave: Educação física; treinamento; análise estatística; Voleibol.
ABSTRACT
The concern with training methods has been constant to the sport scientists, and in sports like Volleyball the technical and tactical procedures are very important. In face of the need to adequate the training methods and loads with the conditions of young athletes’ competitions, knowledge of game’s demands became an important instrument to more accurate approaches and practices. This paper wants to give similar collaboration, boarding junior’s Volleyball female teams by a detailed study of the offensive skills with systematic, prepared and natural observations of matches with no interference on them, with a video-camera positioned on the rear side of the court. The analyzed variables were the position and the player that receive the setting balls. It was obtained the totals and percentages of each variable. It was also made the bi-dimensional descriptive statistic with the variables, and the Chi-Square to verify the association between them. The results indicated that in each position of court there is a predominance of player who receive the setting balls because of the tactical functions, moreover, the percentage of errors under 4% shows the good technical quality. The increase in quality of offensive distribution is something necessary for these evidences: limited number of fast spikes, almost the half of balls were distributed to Position 4 and the very restricted use of back row spikes. These are important data to improve the referential of training these athletes.
Keywords: Physical Education; training; statistical analysis; Volleyball
|