Abstract
Este estudo justifica-se pela importância de investigar como a Inteligência Corporal Cinestésica se apresenta e como pode ser estimulada, afim de, potencializar o desenvolvimento psicomotor do educando na prática da Educação Física Escolar, além de validar a teoria dos jogos proposta por Celso Antunes. Destacamos ainda, a importância de observar o comportamento dos alunos frente a tais jogos. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição da rede pública estadual, localizada na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. Esta instituição atende aproximadamente 3181 alunos, sendo 262 alunos dos sextos anos no ensino fundamental. A amostra da pesquisa se delimitou a um grupo de 141 alunos, do turno vespertino, sendo sorteadas de forma aleatória, quatro turmas do sexto ano, de ambos os sexos. Como proposta metodológica, utilizamos a pesquisa descritiva, quanto aos seus objetivos e o procedimento etnográfico com a abordagem analítica interpretativa. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram a partir da observação participante, seguida da descrição, análise, interpretação dos dados coletados, tendo como referencial os dados bibliográficos. Como conclusão, percebemos que os jogos aplicados e propostos segundo a Teoria de Celso Antunes contribuem para estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica, no contexto educacional, na prática da Educação Física escolar.
Palavras - Chave: Inteligências Múltiplas, Desenvolvimento Psicomotor, Educação Física.
ABSTRACT
This study is justified by the importance of investigating how the Intelligence Body Cinestésica is presented and how it can be stimulated in order, to promot the development of psychomotor educated in the practice of physical education school, as well as validate the “game theory” proposed by Celso Antunes. We emphasize again, the importance of observing the behaviour of students in these games. The survey was developed in a public network state institution, located in the city of Campos dos Goytacazes, RJ. This institution serves approximately 3181 students, 262 students and the 6 th year in elementary school. The sample of search is specified the scope of a group of 141 students, part of the evening, being drawn at random, four classes of sixth year, of both gender. As proposed methodology, used to descriptive research about their goals and ethnographic procedure with the analytical approach interpretative. The techniques used to gather data were from the participant observation, followed by the description, analysis, interpretation of the data collected, with the benchmark the bibliographic data. In conclusion, we realize that the games offered and applied according to the theory of Celso Antunes, contribute to stimulating the Intelligence Body Cinestésica in the educational context, the practice of physical education school.
Key Words: Multiple Inteligências, Psicomotor Development, Physical Education.
|