Abstract
O presente trabalho analisou, a partir de uma extensa pesquisa bibliográfica, como o conceito de deficiência foi sendo elaborado a partir da história das sociedades no mundo ocidental, nos últimos 200 anos. Esse período cronológico delimitado como alvo da pesquisa, nos permitiu fazer um caminho de volta, prescrutanto nas experiências educacionais, formais e até não formais, a maneira como as sociedades trataram seus integrantes com necessidades especiais. Como a produção científica na área da Educação Física nesse período – últimos 200 anos - é restrita, achamos por bem iniciar o trabalho de pesquisa mediante o estudo do conjunto de circunstâncias que compõem o período histórico tradicionalmente denominado de Idade Contemporânea. O tema, além de relevante, tem sido alvo de grande preocupação nos Cursos de Educação Física. Ao decidirmos pelo seu estudo, optamos por utilizar o referencial teórico oriundo da Teoria da Complexidade. Para tal, fundamentamos a discussão do material coletado nos textos de EDGAR MORIN. Assim, reeditamos a história do corpo deficiente, tendo como pano de fundo um novo conceito de eficiência, com o objetivo de contribuir para que a formação profissional em Educação Física seja mais coerente, tanto do ponto de vista do entendimento do fato histórico, quanto do atendimento das necessidades das pessoas “diferentes”.
ABSTRACT
This study examined, from an extensive literature search, as the concept of disability was being prepared from the history of societies in the western world for the past 200 years. This time period defined as a target of the search, allowed us to make a way back, prescrutanto in educational experiences, formal and even non-formal, the way the company handled its members with special needs. As the scientific production in the area of Physical Education in that period - last 200 years - is restricted, we feel good start for the research work by examining the set of circumstances that make up the historical period traditionally known as the Contemporary Age. The theme, as well as relevant, has been of great concern in the Course of Physical Education. When deciding on his study, we decided to use the theoretical framework arises from the theory of complexity. To this end, reasoned discussion of the material collected in the writings of Edgar Morin. Thus, reissued a history of poor body, against the backdrop of a new concept of efficiency, with the objective of contributing to professional training in physical education is more consistent, both in terms of understanding the historical fact, as the meet the needs of people "different".
|