Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search
 Open Journal Systems > Vol. 10, No. 15 (2009) open journal systems 


Educação Física & Brincar: possibilidades de intervenção na escola

Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, FCARP/MT, COEDUC (UNEMAT).
Laudir Figueiredo Amaral, FCARP/MT


Abstract
O foco de análise desse trabalho monográfico foi a presença do brincar na escola, em especial, nas aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental, do município de Araputanga-MT. Em específico, foram investigados os elementos da cultura lúdica infantil; a apropriação pedagógica do brincar pelo professor nas aulas de Educação Física; e os saberes aprendidos pelas crianças através do brincar. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza etnográfica e tendência descritiva. Entendeu-se que o jogo e a brincadeira são recursos pedagógicos capaz de proporcionar uma aprendizagem espontânea e natural pela criança, além de exercer, o papel de conteúdo de ensino por serem uma fonte de conhecimentos. Palavras-chave: Brincar; Educação Física; Ensino Fundamental.


ABSTRACT

The focus of this work monographic analysis was the presence of playing in school, especially in physical education classes, in elementary school, the municipality of Araputanga-MT. In particular, we investigated the elements of culture playful child, the ownership of playing by the professor teaching the classes of Physical Education, and the knowledge learned by children through play. Search for a qualitative approach, nature and tendency ethnographic description. It would appear that the game play and learning resources are able to provide a natural and spontaneous learning by the child, in addition to exercise, the role of content of education by being a source of knowledge. Key words: Play; Physical Education; Primary School.



Full Text: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search

Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

>Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.