Abstract
Nossa sociedade passa constantemente por transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. Atualmente o corpo magro é sinônimo de beleza o que já foi diferente em outras épocas. Diante disso, surge a preocupação em olhar a obesidade como doença crônica, epidêmica e mundial e como algo que foge aos padrões de beleza sociais, sendo objetivo deste trabalho verificar como mulheres maduras, com sobrepeso ou obesas vêem seus corpos. Contamos com 55 participantes e uma pergunta geradora: Como você vê seu corpo? A coleta e análise dos dados foram feitas por meio da Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005) Analisando as categorias, percebemos que a maioria das participantes relata gostar do seu corpo como é ou está, embora, algumas não gostam do seu corpo atualmente. Notamos sentimentos de alegria, tristeza, realizações e decepções com seus corpos e que os padrões estéticos sociais, influenciam os discursos e o viver da maioria delas.
Palavras-chave: Mulher; Corpo; Obesidade; Padrões estéticos.
ABSTRACT
Our society has always gone through economic, social, political and cultural transformations. Nowadays a slim body is a synonym of beauty, that has been different in other epochs. Considering this situation there is the worry about looking at obesity as a worldwide epidemic chronic disease as well as something that escapes from the beauty pattern that is established by our society. The aim of this paper is to check how middle aged, obese and/or overweight women see your body. We counted on 55 participants and 1 generating question: How do you see your body? The collecting and data analyses were performed using Content Analysis; Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning. (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005) Analyzing the categories, we see that the majority of participants reported liking of your body as it is or is, though, not like some of your body today. Noted feelings of happiness, sadness, accomplishments and deceptions with their bodies and the social esthetics patterns, influence influence the discourse and the majority of them live.
Key words: Woman; Body; Obesity; Esthetic patterns.
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