Abstract
Fomos até uma escola estadual, na cidade de Americana, interior de São Paulo, com o objetivo de explorar as possibilidades de vivências dialógicas, a partir dos pressupostos de Paulo Freire, na prática pedagógica da disciplina Educação Física para a 4a série do ensino fundamental. Realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, coletando dados através de entrevistas dialógicas, que subsidiaram nossa prática pedagógica com o tema gerador: “Socialização e Respeito”, registrada a partir de um diário de campo, que foi analisado sob a categoria do Diálogo, determinada por leituras das obras de Paulo Freire. Desta tarefa, notamos pertinência para este contexto.
Palavras-chave: Educação Física escolar, Prática pedagógica.
ABSTRACT
We Went to a school state, in Americana city, interior of São Paulo, where we teach, in order to explore the opportunities to experience dialogue, from the assumptions of Paulo Freire, in the pedagogical practice of Physical Education, for the 4th grade of elementary school. Then we conducted a participant survey, collecting data through dialogical interviews, which subsidized our pedagogical practice with the generator theme: "Socialization and Respect", recorded from a field diary, that was analyzed under the category of Dialogue, that we determine by reading the works of Paulo Freire. We noted that task was relevant to this context.
Key words: Scholar Physical Education, Pedagogical Practice.
|