Abstract
O esporte, enquanto fenômeno cultural multifacetado, foi transformado por determinados setores da sociedade capitalista pós-industrial em produto de consumo, meio de promoção social e instrumento de educação. Os grupos interessados na formação para uma certa cidadania, recorrem a instituições sociais governamentais ou não, para organizar programas que divulgam o potencial educativo do esporte e alentam suas qualidades pedagógicas e sua dimensão socializadora. Este breve ensaio, denuncia os equívocos dos pressupostos que fundamentam tais iniciativas e questiona seu potencial formativo, a partir do confronto do discurso do senso comum que relaciona educação e esporte, com exemplos extraídos do cotidiano e conceitos da sociologia, pedagogia e filosofia.
Palavras-chave: Esporte; Educação; Cidadania.
ABSTRACT
The sport, as a multifaceted cultural phenomenon, was altered by certain sections of the post-industrial capitalist society in product to be consumed, a way for social promotion and education instrument. Groups interested in educate for a specific type of citizenship, manipulate both, governmental and non-governmental social institutions, in order to organize programs that advertise the educational potential of the sports highlighting its pedagogical qualities and its possibilities for socialization. This short essay denounce the incorrect presumptions which endorse those actions and questions its educative potential confronting the discourse from the common sense which relates education and sport, with examples extracted from the ordinary life, sociology concepts, pedagogy and philosophy.
Key-words: Sport; Education; Citizenship.
|