Abstract
Nesse estudo, apresentamos uma linha da pedagogia do esporte escolar, ressaltando discussões acerca de referenciais metodológicos para profissionais que atuam no “Programa Segundo Tempo”, proporcionando um desenvolvimento harmônico e global para os alunos inseridos no programa. Relacionamos o campo de atuação da pedagogia do esporte com o ensino da modalidade basquetebol, utilizando-se como principal instrumento o jogo, servindo como ferramenta de ensino através de suas características lúdicas. Na proposta apresentada no estudo, apontamos à necessidade que os professores do “Programa Segundo Tempo” criem mecanismos para a transmissão de valores éticos, sociais e morais que devem ser ensinados através das várias possibilidades que o ambiente esportivo proporciona. Acreditamos em propostas pedagógicas que atinjam professores e alunos, auxiliando os primeiros no processo de constantes e variados estímulos no desenvolvimento global (não apenas motor, mas também cognitivo e sócio-afetivo) dos segundos. Segundo Balbino (2001), de forma generalizada, a prática esportiva orienta para o desenvolvimento no aspecto físico, a escola no aspecto mental, a família e as amizades nos aspectos emocionais e sociais. Assim sendo, este estudo poderia auxiliar na vivência e prática, principalmente da modalidade basquetebol, no desenvolvimento de valores e na construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida – meta fundamental da educação moderna.
Palavras-chave: Pedagogia do esporte; Basquetebol; Programa Segundo Tempo; Estratégias de ensino-aprendizagem.
ABSTRACT
In this study, we present a line of the scholar sports pedagogy, standing out quarrels concerning theoretical methods for professionals acting in the “Program Second time”, providing a harmonic and global development for the inserted pupils in the program. We relate the field of physical education acting with the modality basketball, using as main instrument the game, serving as tool of education through its playful characteristics. In the proposal presented in the study, we point to the necessity that the teachers and instructors in the “Program Second Time” create mechanisms for the transmission of ethical, social and moral values, that must be taught through some possibilities that the sports environment provides. We believe in pedagogical proposals that reach professors and pupils, assisting the first ones in the process of constants and varied stimulations in the global development (motor, cognitive and affective) of the seconds. According to Balbino (2001), in a general way, the practicing of sports and exercises guides for the development in the physical aspect, the school in the mental aspect, the family and the friendships in the emotional and social aspects. Thus, this study could assist the practical experience of teaching, mainly into the modality basketball, developing values and the construction of metaphors that establish relations between the sport and life - basic goal of the modern education.
Key-words: Sport´s Pedagogy; Basketball; Program Second Time; Teach-learning strategies.
|