Abstract
Nos dias atuais, muito se discute sobre inclusão, seja ela social ou educacional. Ainda que se considere o avanço e progresso deste contexto, é comum nos deparamos com alguma forma de discriminação e/ou distanciamento de alunos das aulas de educação física por diversos fatores. A Educação Física, principalmente a escolar, nas ultimas duas décadas, passou por um processo de reestruturação que aparentemente não se concretizou na sua prática diária. A partir deste cenário este trabalho, objetivou investigar as razões que fazem os alunos se distanciarem das aulas de Educação Física Escolar. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa de cunho interpretativo e descritivo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo. Um dos fatores identificados foi em relação metodologia adotada pelo educador. O aluno sente-se excluído por não ter as habilidades específicas para participar da aula. O professor pode colaborar para uma melhor gestão de aulas e uma melhor interação entre alunos, tornando o espaço um ambiente de verdadeira aprendizagem.
Palavras chave: Educação Física Escolar; Inclusão; Metodologia.
ABSTRACT
Nowadays, much is discussed about inclusion social or educational. Even is considered the advancement and progress of this context, it is common to face some form of discrimination and / or distancing of students in physical education classes by several factors. The Physical Education, especially the school, in the last two decades, has gone through a restructuring process which apparently did not materialize in their daily practice. From this scenario, these works investigate the reasons that make the students to distance classes of Physical Education School. The research was characterized as interpretative nature of qualitative and descriptive. The methodology used was a field research. One factor was raised to respect the student with the methodology discussed by the educator. The student feels excluded by not obtaining specific skills to participate in the class. The teacher can work together for better management of classes and a better interaction between students, making the area an atmosphere of real learning.
Keywords: Physical Education School; Inclusion; Methodology.
|