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 Open Journal Systems > Vol. 10, No. 14 (2009) open journal systems 


Influência da educação física escolar na adoção à prática de atividade física regular na idade adulta numa população de homens e mulheres da cidade de Campinas-SP

Silvana Aparecida Ferratone, Colegio Visconde de Porto Seguro
Luiz Seabra Junior, FEF-Unicamp ; Docente Unipnhal ; FAJ ; Colégio Técnico de Campinas-Cotuca
Ana Paula Pimentel Lüders, Docente Rede Estadual de Ensino
Alberto Bonwoart, Colegio Visconde de Porto Seguro-Unidade II- Valinhos ; Prefeitura Municipal de


Abstract
Pesquisas sobre saúde e qualidade de vida têm reconhecido que atividade física regular proporciona alterações positivas no organismo auxiliando no combate e prevenção quanto ao aparecimento de doenças. Apontam também que a adesão a estilos de vida fisicamente ativos na vida adulta podem ser relacionados a hábitos e atitudes adotados ainda na infância por meio da prática de atividades físicas no ambiente escolar. Considerando deste contexto o presente trabalho buscou diagnosticar e refletir, a partir dos conteúdos e ações do professor, a influência da educação física escolar na adoção á prática de atividade física regular na idade adulta numa população de homens e mulheres da cidade de Campinas, SP. Participaram deste estudo 100 pessoas, sendo 50 homens e 50 mulheres que responderam a um questionário com questões fechadas sobre a educação física no período de escolarização. A característica metodológica deste estudo é de natureza qualitativa de conteúdo interpretativo e documental, em que os dados foram tratados quantitativamente e apresentados de forma descritiva. A partir dos resultados obtidos pôde-se observar um modelo esportivista e recreacionista nas aulas e ações descontextualizadas do ambiente escolar. Não é possível afirmar que a educação física escolar influenciou positiva ou negativamente na adesão à pratica de atividade física na vida adulta nos participantes deste estudo. Palavras Chave: Atividade Física; Educação Física Escolar; Estilo de Vida Ativo.


ABSTRACT

Research about health and quality of life have recognized that regular physical activity provides positive alterations in the organism helping to heal and preventi illness. They also point that joining the physically active styles of adult life still can be related to habits and attitudes adopted in childhood by physical activities at school. Considering this context the present work diagnosed and reflected, from the contents and action of the teacher, the influence of the school physical education in the practice of regular physical activity in the adult age in a population of men and women of the Campinas city, SP. 100 people had participated of this study, being 50 men and 50 women who had answered to a questionnaire with closed questions on the physical education in the period of school. The methodologic characteristic of this study is qualitative of interpretation and documentary content, where the data had been dealt with quantitatively and presented by descriptive form. From the results is possible to see a sport and recreation model in the lessons and out of context actions at school . It is not possible to affirm that the school physical education influenced positive or negatively the practise of physical activity in the adult life in the participants of this study. Key Words: Physical activity; School Physical Education; Active Life Style.



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Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

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