Abstract
O estudo tem como objetivo analisar a realidade da dança nas aulas de Educação Física de 5ª a 8ª séries, sua relação com a formação profissional e as questões de gênero. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, buscamos identificar as possibilidades do ensino deste conteúdo nas escolas. Em seguida, fizemos uma pesquisa de campo do tipo descritiva de opinião, na qual foi aplicado um questionário proposto por Ferreira, Góis e Gaio (2006). O universo da pesquisa foi composto por quatro professores de Educação Física de 5ª a 8ª séries de escolas particulares e estaduais da cidade de Andradas. Os resultados apontaram que a dança como um conteúdo da Educação Física escolar, mostrou-se presente no componente curricular de todos os professores que participaram desta pesquisa. Verificamos pontos relevantes na análise das contribuições da dança sendo oferecida nas escolas, tanto para o desenvolvimento motor e cognitivo, quanto social e afetivo dos alunos. Os dados obtidos reforçam a existência da dança como bloco de conteúdo obrigatório no currículo escolar, e concluímos que, tanto entre os professores quanto entre os alunos, já está havendo uma valorização dessa atividade para o desenvolvimento do ser humano, da sua cultura, promoção de saúde e qualidade de vida.
Palavras Chave: Dança; Educação Física Escolar; Gênero; Formação Profissional.
ABSTRACT
The study analyzed the present status of dance offered in the Physical Education (PE) classes of secondary school, their relationship to the professional formation and gender. Following a literature search, a field interview was performed utilizing the questionnaire proposed by Ferreira, Góis and Gaio (2006). The research universe was composed of four teachers of Physical Educatio from 5th to 8th grades, of public and private schools located in the city of Andradas, MG. The results showed that dancing was present in the curricular grades of all teachers interviewed. Several relevant points were found, based in the analysis of the contributions of dancing offered in the schools, either for motor and cognitive development as well as social and emotional aspects of the students. The data obtained reinforce the importance of dance as a component in the mandatory school curriculum; moreover, it was also observed among teachers and students an increasing valorization of this activity for the development of human beings, their culture, health improvement and quality of life.
Key words: Dance; Physical Education School; Gender; Professional Formation.
|