Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search
 Open Journal Systems > Vol. 10, No. 15 (2009) open journal systems 


Educação física escolar: a transcendência dos jogos para a inovação de propostas pedagógicas

Vanderlei Palandrani Junior, UNIMEP; PUC-CAMPINAS
Idico Luiz Pellegrinotti, UNIMEP
Gerson Luis de Moraes Ferrari, CELAFISCS; PUC-CAMPINAS
Martha Frigene, SESC-Campinas; PUC-CAMPINAS
Vagner Roberto Bergamo, PUC-CAMPINAS


Abstract
O presente trabalho tem como pretensão relatar e apresentar uma proposta de programa fundamentada no diagnóstico e prognóstico de ações humanas que transcendem por meio do repertório de jogos conhecidos e construídos pelos próprios alunos sob supervisão e orientação do professor. Participaram do programa, cerca de 360 alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries do segundo ciclo do ensino fundamental de uma Escola Estadual do Município de Jandira-SP. Os alunos participavam de 02 horas/aula de Educação Física semanais. Os alunos foram questionados quanto à um roteiro de criatividade que delinearia a descrição do jogo e suas possibilidades: a) criação de um nome para o jogo; b) número de participantes necessários para realização do jogo; c) material necessário para desenvolvimento do jogo; d) organização dos participantes para iniciar o jogo; e) descrição das ações e interações dos participantes do jogo; f) descrição de regras para o jogo; g) ilustrar a realização do jogo. Em um segundo momento os alunos foram orientados à descrever o que poderiam aprender participando do jogo e quais as suas exigências motoras, intelectuais e sociais. O trabalho foi finalizado por meio da apresentação dos jogos para apreciação e experimentação por todos os alunos das respectivas séries. Foram identificados aproximadamente 60 jogos diferentes fazendo alusão a modalidades esportivas, jogos folclóricos e brincadeiras de rua, refletindo diferenciadas experiências e expectativas das crianças e adolescentes quanto ao fenômeno jogo, transcendendo ao fecundo acervo de experiências que a práxis das aulas de Educação Física propiciam às crianças e adolescentes. Palavras-chave: Educação Física; Escola; Jogos.


ABSTRACT

The present work has as pretension to tell and to present a program proposal based on the diagnosis and prognostic of action human beings whom they exceed by means of the repertoire of games known and constructed for the proper pupils under supervision and orientation of the professor. They had participated of the program, about 360 pupils of 5ª, 6ª and 7ª cycle as series of the basic education of a State School of the City of Jandira-SP. The pupils participated of 02 hours/weekly lesson of Physical Education. The pupils had been questioned how much to the one creativity script that would delineate the description of the game and its possibilities: a) creation of a name for the game; b) number of necessary participants for accomplishment of the game; c) necessary material for development of the game; d) organization of the participants to initiate the game; e) description of the actions and interactions of the participants of the game; f) description of rules for the game; g) to illustrate the accomplishment of the game. At as a moment intellectual and social the pupils had been guided to describing what they could learn participating of the game and which its motor requirements. The work was finished by means of the presentation of the games for appreciation and experimentation for all the pupils of the respective series. The sportive modalities, folkloric games and tricks of street had been identified approximately 60 different games making allusion, reflecting differentiated experiences and expectations of the children and adolescents how much to the phenomenon game, exceeding to the fruitful quantity of experiences that the praxis of the lessons of Physical Education propitiate to the children and adolescents. Key-words: Physical Education; School; Games.



Full Text: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search

Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

>Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.