Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search
 Open Journal Systems > Vol. 11, No. 16 (2010) open journal systems 


A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as Diretrizes Curriculares

Marlon Messias Santana Cruz, Secretaria Municipal de Educação de Janaúba-MG
João Narciso Barbosa Neto, Coordenador de Núcleo do Programa Segundo Tempo no município de Alagoinhas-Bah


Abstract
O presente trabalho tem como objetivo situar a respeito da reformulação curricular dos cursos de educação física a partir da Resolução nº 07, do CNE (Conselho Nacional de Educação) em abril de 2004 na qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Educação Física. Analisada sob um referencial crítico faz-se necessário entender as relações, os nexos e determinações inseridas neste contexto. Partindo de dados concretos da realidade acerca da formação de professores, exposto na literatura, delineou os limites e possibilidades de superação das problemáticas significativas acerca da educação física, formação humana e técnica, tecendo uma crítica radical à falsa dicotomia na formação profissional em educação física, Licenciatura e Bacharelado. Reconhecemos que a reestruturação curricular deve considerar uma unidade teórica em sua matriz científica, ou seja, determinar uma teoria do conhecimento norteando as ações, considerando uma unidade entre teoria/prática a um processo de formação omnilateral. Palavras-chave: Educação Física; Diretrizes curriculares; Formação profissional.



Full Text: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search

Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

>Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.