Abstract
A adaptação ao meio líquido é o momento da pedagogia da natação que antecipa o aprendizado dos nados. O objetivo principal desse trabalho é o de propor uma forma de avaliação (teste) para a adaptação ao meio líquido, uma vez que é um momento importante e não é freqüente o encontro de avaliações desse tipo. No total, noventa e três voluntários divididos nos grupos Iniciação (n=32), Aprimoramento (n=31) e Treinamento (n=30) foram submetidos ao teste. Eles também participaram de uma entrevista semi-estruturada antes e após a execução da avaliação, e repetiram o teste três vezes consecutivas, com intervalo livre. Na análise estatística, utilizaram-se testes não paramétricos, como o de Spearman, o teste de Igualdade de Medianas e o teste de Wilcoxon. Os resultados evidenciaram que o teste proposto é capaz de avaliar o nível de adaptabilidade do aluno ao meio líquido, e, portanto, é um instrumento apropriado para professores de natação.
Palavras-chaves: Natação. Aprendizagem. Adaptação. Avaliação.
ABSTRACT
The adaptation to the water is a moment of the swimming learning that comes before the learning of the styles. The main objective of this research is to propose a way to evaluate (a test) the adaptation to the water, once it is an important moment and it isn’t frequent to find evaluation of this type. In total, ninety-tree volunteers cheered in the groups Beginners (n=32), Aprimorament (n=31) and Advanced (n=30) were submitted to the test. They also participated of two interviews, one before and one after the evaluation, and repeated the test three times in a role, with a free arrest. In the statistics analysis, it was used non-parametric tests, like Spearman’s, the test of equality of medians and the Wilcoxon’s test. The results shown that the test is capable to evaluate the adaptation level of the student to the water and, therefore, is an appropriated instrument to swimming teachers.
Key-words: Swimming. Learning. Adaptation. Evaluation.
|