Abstract
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são referenciais teóricos que dão um norte para trabalhar com propostas de conteúdos, são diretrizes que devem ser observadas durante a elaboração do planejamento escolar. A proposta para a educação física foi eleger a cidadania como eixo norteador. Darido et al (2001, p.19) mostra, em relação aos PCNs, que “como principais avanços podem ser considerados os seguintes aspectos contidos no documento que nos auxiliam na compensação de uma proposta de educação física cidadã: o princípio da inclusão; as dimensões dos conteúdos (atitudinais, conceituais e procedimentais); e os temas transversais”. Os conteúdos dessa produção de cultura corporal estão organizados em três blocos que foram incorporadas pela educação física, que são o conhecimento do próprio corpo; esportes, jogos, lutas e ginástica; e atividades rítmicas e expressivas. O futebol pode ser considerado parte dos blocos de conteúdos esportes, jogos, lutas e ginástica e conhecimento do próprio corpo. Os PCNs é resultado de um longo trabalho, que contou com a participação de muitos educadores brasileiros. Esperamos que daqui a algum tempo os professores que atuem nas escolas utilizem este documento, não precisando seguir tudo o que diz respeito ao mesmo, mas sim tenha reflexões de algumas idéias que sejam relevantes, busque novas referências, estude se atualize sempre e adapte para a cultura/ambiente onde se esta inserido para desenvolver um melhor trabalho nas aulas e especialmente a família de jogos/brincadeiras de bola com os pés acarretando um maior aprendizado do mais famoso da família o “futebol”.
Palavras Chaves: Futebol, Parâmetros Curriculares Nacionais, Educação Física.
|