Abstract
Os jogos tradicionais estão perdendo espaço em nossa sociedade, apesar da sua grande importância para a infância, por desenvolver a personalidade, a realidade, o simbolismo, a motivação, a criação de novas idéias, contato com a cultura e socialização, além do desenvolvimento integral do individuo. O objetivo deste estudo é identificar como o professor de Educação Física utiliza os jogos tradicionais em suas aulas na pré-escola, visando o desenvolvimento motor da criança. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários para seis professores de Educação Física das séries iniciais, sendo quatro do município de Ubá e dois do município de Senador Firmino. Os resultados mostraram que os jogos tradicionais são utilizados pelos professores de Educação Física, que tendo consciência da importância dos mesmos, os utiliza com o intuito de contribuir no desenvolvimento motor da criança.
Palavras-chaves: Jogos tradicionais; Professor; Educação Física.
ABSTRACT
The traditional games are losing ground in our society, despite its great importance to children, to develop the personality, reality, symbolism, motivation, creation of new ideas, contact with the culture and socialization, in addition to the full development the individual. This study identified how the teacher of Physical Education uses the traditional games in their classes in elementary school, to the motor development of children. Thus, a qualitative research with application of questionnaires to six teachers of Physical Education in the initial series, being four of the Ubá city, and two of the Senador Firmino city. The results show that traditional games are used by teachers of Physical Education, and that the importance of them, uses them in order to help the motor development of children.
Key-words: Traditional games; Teachers; Physical education.
|