Abstract
O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças com dificuldades na aprendizagem escolar. A amostra foi composta por 38 escolares, com idade entre 6 e 10 anos, estudantes de uma escola municipal de Florianópolis/SC, e avaliados sob os aspectos do desenvolvimento motor pelo Projeto de Avaliação e Intervenção Motora de 3 a 10 anos do CEFID/UDESC. Essas crianças foram avaliadas pela Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (ROSA NETO, 2002). Para o tratamento estatístico dos dados, foi utilizado o programa SSPS for Windows 13.0, mediante análise da distribuição de freqüência simples e percentuais, média, variância, desvio-padrão, valor mínimo e valor máximo. De acordo com a classificação da EDM, 76,3% dos escolares apresentaram índice de desenvolvimento “inferior” e “muito inferior”, com média do Quociente Motor Geral de 69,50 (inferior). Esse dados nos levam a crer ainda mais na relação entre déficits motores e dificuldades na aprendizagem.
Palavras-chave: Desenvolvimento motor; Dificuldades na Aprendizagem; Escolares.
|